CULTURA
Estrutura: Espaço Cultural começa a se transformar no Fenart
São 53 mil metros quadrados que vão abrigar 150 atrações, entre shows, espetáculos, palestras, oficinas e workshops em artes visuais, literatura, música, teatro, dança e cinema.
Publicado em 21/05/2010 às 21:31
Da Ascom do Fenart
O Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, está se vestindo de Fenart. O 13º Festival Nacional de Arte acontece a partir deste domingo (23), até dia 29 de maio enchendo a Praça do Povo, os mezaninos e as várias dependências do Espaço Cultural com muita arte e cultura.
São 53 mil metros quadrados que irão abrigar 150 atrações, entre shows, espetáculos, palestras, oficinas e workshops em cultura popular, artes visuais, literatura, música, teatro, dança e cinema. O Fenart é realizado pelo Governo do Estado, através da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).
Na Praça do Povo está sendo montada uma estrutura composta por dois palcos, um tablado para saraus, um coreto-bar, sala de imprensa e 20 estandes para a Feira de Livros e para instituições estaduais e patrocinadores, como o Carrefour que, objetivando apoiar e valorizar a cultura paraibana, está montando um espaço onde os visitantes podem participar de brincadeiras e ganhar brindes.
Todos os estandes montados na Praça do Povo do Espaço Cultural contarão com um cenário especial: fachadas de casas e da igreja da cidade de Itabaiana, terra natal do músico paraibano Sivuca, homenageado deste Fenart. Se estivesse vivo, Sicuca completaria 80 anos no dia 26 de maio.
No Mezanino 1 estão sendo montadas as exposições de artes plásticas e fotografias. Abaixo, no submezanino, vai funcionar uma estrutura de apoio para bares e lanchonetes. Os auditórios instalados no Mezanino 2 serão utilizados para a realização das oficinas e workshops oferecidas no festival. No submezanino 2, abaixo da rampa 3, vai ser realizada a feira Capim Fashion. Uma feira de artesanato está sendo montada na Pista de Patinação.
Todas as unidades culturais da Funesc serão palco para atividades do Fenart, a exemplo do Cine-Teatro Bangüê, Teatro Paulo Pontes, Teatro de Arena, Galeria Archidy Picado, Espaço Cine Digital e Auditório Verde. A entrada para o Fenart é gratuita – quem quiser, poderá colaborar com 1 kg de alimento não perecível, a ser depositado na entrada do Espaço Cultural. Apenas para os shows, peças e filmes (exceto a mostra competitiva e as mostras da meia-noite) do Bangüê e o Paulo Pontes serão cobrados ingressos de R$ 5 (estudante).
Comentários