icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Evento internacional de artes acontecerá na capital em 2016

Unindo música, teatro, circo e dança, Festival Alma será lançado no próximo ano em João Pessoa. 

Publicado em 13/12/2015 às 10:00

Foi lançado na Semana Internacional de Música de São Paulo (SIM) o Festival Alma - América Latina, Música y Artes, um evento de artes integradas que acontecerá em João Pessoa no próximo ano.
Os produtores Alexandre Santos e Gerson Abrantes, da Parahybólica Cultural, anunciaram o projeto, que está previsto para o segundo semestre de 2016. Já foi divulgada também a primeira atração internacional: a cantora cubana Eme Alfonso.

Segundo Alexandre Santos, o Alma tem como principal objetivo difundir a cultura popular. “Queremos aproveitar a diversidade da cultura Latino-Americana para trazer um festival que proporcione vivência e um momento de união da arte”, afirma o organizador.

A primeira captação para o festival foi feita através do Programa de Fomento de Las Musicas Iberoamericanas (Ibermúsicas), na categoria 'Ayudas a festivales y encuentros para la movilidad de músicas'. O Ibermúsicas é um fundo internacional da Comunidade de Países Ibero-americanos. No Brasil somente três projetos foram aprovados, sendo um deles o festival paraibano.

“Com essa aprovação, aproveitamos nossa participação na SIM para lançar o festival e participar de espaços de articulação com produtores de toda América-Latina”, explica Alexandre Santos.

Síntese
Sobre a primeira atração confirmada do Alma, Eme Alfonso é uma cantora que viajou o mundo como membro da tradicional banda cubana Síntese, formada também pelo irmão e pai, de quem ela carrega essa herança musical.

Durante sua trajetória com a Síntese, Eme foi nomeada para um Grammy Latino e dividiu o palco com vários artistas, tais como Chucho Valdés, Omara Portuondo, Fito Paez e Ray Lema. Como cantora solo ela lançou os discos Sinais (2008) e Eme (2012).

Ainda de acordo com Alexandre Santos, o festival se encontra em fase de produção, mas está sendo pensado para ter a cara do povo e estreitar a conexão dos países vizinhos.

“Queremos trazer programação ao longo de todo dia, com ocupação cultural de todas as áreas, como teatro, circo, dança e música”, afirma. “Queremos levar o festival também para o Litoral Norte, realizar vivências com pessoas acampadas, com muita música, arte e diálogos. Vivenciando juntos”. (Especial para o JP)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp