icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Expedição ao corpo humano

A partir de hoje, o dr. Dráuzio Varella inicia uma expedição ao corpo humano com a série ‘Corpo Humano: o que acontece dentro da gente?’.

Publicado em 09/09/2012 às 8:00


A partir de hoje, o dr. Dráuzio Varella inicia uma expedição ao corpo humano com a série ‘Corpo Humano: o que acontece dentro da gente?’. “Vamos conhecer o destemido exército que existe dentro de nós”, explica o médico. A cada domingo serão apresentadas pesquisas inéditas, animações gráficas e imagens impressionantes do documentário ‘Inside the Human Body’, da BBC, para mostrar os embates que o organismo enfrenta.

Diariamente o corpo humano enfrenta trilhões de inimigos. Um simples espirro é uma forma de defesa contra os agentes que irritam a mucosa – partículas de poeira, ácaros e milhões de micróbios. A força de um espirro equivale a uma explosão de 160 km por hora e as gotinhas que saem junto podem chegar a dez metros de distância, transmitindo germes de uma pessoa para outra. A partir deste ponto, o germe invade o organismo e o corpo imediatamente reage acionando suas defesas.

Na estreia, dr. Dráuzio mostra como acontece a evolução de um resfriado. Os sintomas da gripe são reconhecidos facilmente: corpo dolorido, febre, garganta irritada e pouca disposição. Mas não dá para dimensionar a guerra que o corpo trava: um batalhão de anticorpos atuam contra o vírus. O nariz entupido, a secreção e o cansaço são reflexos da guerra que está acontecendo internamente. A febre, por exemplo, é uma defesa do próprio organismo a fim de tentar matar o vírus, que não suporta temperaturas acima de 38 graus.

Outro tema é a pele e o músculo. Em cada centímetro quadrado de pele existe em média cerca de dez milhões de bactérias. Em um funcionamento normal, a cada minuto trinta mil células morrem e são eliminadas levando junto milhares de bactérias.

Em apenas um mês, toda a pele do corpo é trocada por uma mais nova. O corpo também é equipado com 640 músculos que garantem a movimentação. Mas essa agilidade nem sempre nos livra de um hematoma. “Por sorte, o corpo humano é mestre em consertar machucados”, afirma dr. Dráuzio.

Vale a pena conferir, a partir de hoje, no ‘Fantástico’.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp