CULTURA
Expoisção coletiva celebra a cultura do Acauã
Exposiçao com 22 trabalhos tem início amanhã, no Centro de Cultura e Arte da UEPB, em Campina Grande.
Publicado em 16/09/2012 às 10:00
Fundado há 26 anos, o Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra é uma referência quando se fala em cultura popular e ao longo de mais de duas décadas a beleza de suas coreografias e a exaltação das danças típicas do Nordeste foram fontes de inspiração para artistas plásticos paraibanos.
O resultado poderá ser conferido a partir de amanhã com a abertura de uma coletiva de pintoras que homenageia o Acauã da Serra através de 22 trabalhos de óleo sobre tela.
A exposição vai ser realizada no Centro de Cultura e Arte da Universidade Estadual da Paraíba, ao lado do Terminal de Integração, no período de 17 de setembro a 17 de outubro.
A exibição irá contar com obras das artistas Aída Martins, Ana Ventura, Germana Rodrigues, Magda Uchoa, Socorro Wanderley, Carmem Sheila, Dulce Hilma Loureiro e Lindalva Dias Moraes.
Todas as obras pertencem ao acervo do grupo de dança e retratam o Acauã da Serra em cena durante as coreografias que fazem parte do repertório de danças folclóricas como cavalhada de argolinhas, sequência nordestina, quadrilhas juninas, carimbó e lindu marajoara.
“Nas telas estão retratados vários espetáculos que apresentamos ao longo de nossa história, será uma exposição fantástica que muito orgulha os 38 integrantes do grupo e aqueles já fizeram parte no passado”, enfatizou o coordenador geral do grupo, Agnaldo Barbosa.
“O Acauã da Serra é um símbolo da cultura popular e através da exposição os visitantes poderão conferir momentos marcantes na história do grupo. Todos os trabalhos foram doados pelos artistas ao grupo”, afirmou o organizador da exposição Saulo Queiroz.
Comentários