icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Exposição coletiva 4 é aberta nesta quinta-feira na Usina Cultural Energisa

Obra de Herval Mende tem base nas reflexões e indagações sobre os diversos “eus” do artista. 

Publicado em 09/04/2015 às 11:16 | Atualizado em 15/02/2024 às 12:57

Nesta quinta-feira (9), a partir das 20h, será aberta a exposição Coletiva 4, com obras dos artistas Ciro Herval, Carlos Djalma, Joel Veiga e Rodrigues Lima. A mostra acontecerá na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa. A entrada é gratuita.

Retratando cenas cotidianas urbanas, a pintura do paraibano Carlos Djalma tem laços com as tradicionais escolas europeias como o impressionismo, neo-realismo e fauvismo. Autodidata, esteve na Itália onde fez o curso de restaurador, na Academia de Belas Artes de Bologna.

Pernambucano radicado em João Pessoa, a obra de Herval Mende tem base nas reflexões e indagações sobre os diversos “eus” do artista. “Cada tela está relacionada a um sentimento, uma emoção e ao próprio processo técnico como é realizada e não me surpreendo quando, diversas vezes, pessoas se identificam com elas por razões próprias, muitas vezes bem diferentes das motivações que tive ao executá-las”.

Já o fotógrafo paraibano Joel Veiga apresenta a série Absentia, que trata da questão da ausência. “A sequência narrativa das imagens é um desejo pela permanência de um fluxo de respiro, no qual a esperança, verbalmente escrita na imagem da casa com o ruído dos fios que a sufoca, se renova na foto que destaca a face, cabelos, sorriso de uma criança que corre e grita, sem medo, num ambiente livre”.

Por fim, a produção de Rodrigues Lima reside nas suas reminiscências na zona rural de Itatuba, distrito de Serra Velha, no Agreste do Estado, além das transformações urbanas promovidas pela interferência do homem. Além das pinceladas, os desenhos do paraibano imprimem suas memórias se utilizando de técnicas como a xilogravura.

Serviço

"Coletiva 4", exposição com os artistas Carlos Djalma, Herval Mendes, Joel Veiga e Rodrigues Lima com pinturas, desenhos e fotografia.

Abertura: 09 de abril, quinta-feira, 20h

Período: até 10 de maio de 2015 (de terça a domingo, das 14h às 20h)

Usina Cultural Energisa - Rua João Bernardo de Albuquerque, 243 – Tambiá – João Pessoa-PB, 3221.4895 / 3221.4363

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp