CULTURA
Exposição na Estação Ciência comemora Dia Nacional do Graffiti
Mostra que acontece até 5 de abril reúne trabalhos de nomes que são referência no segmento no Estado, como Shiko Leite, Gigabrow e Múmia.
Publicado em 26/03/2009 às 12:28
Da Redação
Com informações da Secom-PB
Você já deve ter se deparado nas ruas de João Pessoa com uma arte que ornamenta os muros da cidade com cada vez mais frequencia: o graffiti. O trabalho agora salta dos muros até os salões da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, para fazer parte de uma mostra em comemoração ao Dia Nacional do Graffiti, que acontece nesta sexta-feira (27).
A exposição “Graffiti Mundo Graffiti”, que acontece até o dia 5 de abril, é uma homenagem aos artistas contemporâneos que têm enriquecido a arte na Paraíba. A mostra reúne trabalhos de nomes que são referência no segmento no Estado, como Shiko Leite, Gigabrow e Múmia.
Segundo a coordenadora estadual da Central Única das Favelas (Cufa), Kalyne Lima “o objetivo dessa exposição é promover uma ação de inclusão bilateral, incluir o grafiteiro que deseje mostrar seus trabalhos além de em muros na cidade, em salões de exposição como o do Estação, e oportunizar ao publico que visita a exposição a conhecer o graffiti, incluindo também essas pessoas neste universo de arte contemporânea”.
O graffiti surgiu nos anos 70 como forma de manifestação artística nos grandes centros urbanos. A espontaneidade do movimento, que utiliza os suportes possíveis da cidade e os materiais disponíveis aos artistas, revolucionou o conceito de arte e extrapolou fronteiras nacionais e culturais.
Em João Pessoa, o graffiti é uma realidade. Andando nas ruas, nos deparamos com muros coloridos de forma irreverente e alternativa. Frutos de iniciativa individual ou de projetos do poder público, as paredes vão se transformando, mostrando que a cidade é um organismo vivo com múltiplas faces, percepções e expressões.
Também estão participando da exposição os grafiteiros: Ross, Lego, Biongo Skt, Paulo Pires, Cyber, Santto, Japa, Jog, Museu, G2, Flex, e Marinho. A Estação Cabo Branco funciona de terça a sexta-feira das 9h às 17h e sábados e domingos de 10h às 18h. A entrada é gratuita.
Comentários