icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Exposição no Casarão 34 pode ser vista em novo horário

Horário foi alterado para facilitar o acesso do público às mostras.

Publicado em 18/08/2016 às 14:00

A partir desta segunda-feira (22), o público terá um novo horário para visitar a exposição ‘22 Anos Sem Zé de Barros’, em cartaz na Unidade Cultural Casarão 34, em João Pessoa. O casarão de número 34 da Praça Dom Adauto irá abrir suas portas entre 10h e 16h, para que pessoenses e turistas conheçam a trajetória do artista pernambucano.

De acordo com Valquíria Farias, diretora do Casarão 34, o horário foi alterado para facilitar o acesso do público às mostras daquela unidade cultural, administrada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) através de sua Fundação Cultural (Funjope).

Em cartaz desde o último dia 28 de julho, ‘22 Anos Sem Zé de Barros’ é um mergulho na vida e no legado do pernambucano José de Barros (1943-1994), pintor, desenhista, gravador e professor do curso de Educação Artística na Universidade Federal da Pernambuco (UFPE), um artista que influenciou toda uma geração de artistas nordestinos, com um amplo alcance nacional.

Inédita na Paraíba, a exposição conta com 100 obras deixadas por José de Barros, mais documentações pessoais do artista, placas de metal que foram utilizadas para produzir gravuras, originais das xilogravuras e depoimentos em vídeo dos artistas que foram contemporâneos do pernambucano, entre outros atrativos.

A exposição foi divida em três blocos: o primeiro apresenta gravuras e litogravuras, incluindo a série ‘Impressões Amazônicas’, na qual o artista explora a paisagem da Amazônia, com desenhos gestuais com referência à natureza.

No segundo estão reunidas as memórias de Barros, como anotações, peças gráficas, esboços e matrizes de gravura em metal ou xilogravura, entre outros itens. O terceiro e último bloco contém pinturas e desenhos em nanquim, boa parte delas, inédita do grande público.

Histórica, a mostra teve o patrocínio do Fundo de Cultura do Estado de Pernambuco e integra um projeto mais abrangente que prevê a publicação de um livro sobre o legado de José de Barros e ainda a criação de uma fundação, em Recife, para abrigar sua produção, com cerca de 1500 obras que estão sob os cuidados da família e do artista visual Izidorio Cavalcanti, idealizador do projeto.

“A principal finalidade desta retrospectiva é difundir e salvaguardar a obra de José de Barros, levando-a ao conhecimento de públicos mais amplos. Portanto, uma oportunidade única para os que aqui desejam conhecer sua contribuição valiosa para arte de Pernambuco e para a arte brasileira”, pontua Valquíria.

Serviço:
Exposição ‘22 Anos sem Zé de Barros’
Visitação: De segunda a sexta, das 10h às 16h, até 14 de setembro.
Local: Casarão 34, Praça Dom Adauto, nº 34, Centro, João Pessoa.
Fone: 83-3218-9708.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp