icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Exposição 'Poética do Negativo' mostra os bastidores do cinema

Vernissage de Paulo Rossi acontece na galeria de arte Archidy Picado, nesta sexta. Mostra fica aberta até 22 de novembro.

Publicado em 23/10/2015 às 9:09

Os bastidores dos cinemas com uma ode à fotografia analógica compõem a exposição Poética do Negativo, do paulistano radicado na Paraíba Paulo Rossi. O vernissage acontece nesta sexta-feira, a partir das 19h, na galeria de arte Archidy Picado (Espaço Cultural José Lins do Rego), em João Pessoa. A mostra gratuita ficará aberta até o dia 22 de novembro.

Rossi relembra que o projeto começou em 2002, como uma pesquisa sociológica sobre o público do cinema, estendendo-se até 2006, focando também em todos os outros ambientes do tema, como a sala de projeção. “Foi quando a fotografia analógica ainda era 'a' fotografia e o cinema ainda não era totalmente digital”.

São aproximadamente 50 imagens na composição da Poética do Negativo que permaneciam inéditas, além de um painel de pranchas de contato (um copião com sequências de imagens reveladas dos rolos de filme da máquina fotográfica para a edição).

“A maior parte é de fotos coloridas. As fotos em preto e branco têm o grão de prata puro, o que deixa ali um granulado mais aparente”, explica Paulo Rossi, que usou um método cinematográfico que acentua a granularidade de uma película, mantendo a prata para o grão ficar mais aparente, aumentando o contraste e saturando mais as cores, deixando-as mais vivas.

De acordo com Rossi, praticamente todos os cinemas retratados na exposição são de rua, locais que também têm os seus dias contados com a constante acolhida dos shoppings. “Ainda há muitos na região da Avenida Paulista”, informa o fotógrafo.

Além das homenagens à fotografia analógica e aos espaços de projeção cinematográfica, Rossi também 'tira seu chapéu' expondo de forma artística elementos relativos ao contexto laboratorial.

São “ressignificações de detalhes” como anotações dos ajustes manuais, testes de cores, dentre outras referências ao modo de produção fotográfica.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp