CULTURA
Feminilidade do trabalho de Renata Cabral vira exposição em Sousa e Paris
Doze obras da paraibana compõem Universo das Madonas, que fica até 27 de junho no CCBNB. Em outubro, será a vez da capital francesa.
Publicado em 09/04/2015 às 6:00 | Atualizado em 16/02/2024 às 10:56
“Minhas Madonas são caladas, mas 'falam' bastante”, resume a artista Renata Cabral sobre suas figuras femininas neoexpressionistas que remetem ao seu jeito observador e pouco verborrágico – com olhos grandes e bocas pequenas.
Doze trabalhos em acrílica sobre tela que compõem a mostra Universo das Madonas serão apresentados neste sábado, a partir das 19h30, no Centro Cultural Banco do Nordeste de Sousa (CCBNB), Sertão paraibano. A exposição gratuita ficará aberta até o dia 27 de junho.
“As mulheres sempre foram inspirações de minhas expressões artísticas”, explica a paraibana. “São as vivências e experiências relacionadas a familiaridade, amor, medo, sonhos e angústias”.
De acordo com Renata Cabral, apesar de serem obras inéditas, metade já fazia parte do acervo da artista. As outras seis foram feitas especificamente para a mostra.
“Esse tema faz parte dos meus trabalhos desde sempre”, frisa a pintora, que descreve sua arte com traços rebuscados e cores vibrantes, além da inspiração Nordestina, a exemplo das paisagens de João Pessoa e suas praias. “Apesar da delicadeza feminina, entra também a parte da força e garra da mulher guerreira. A minha arte guarda as características da nossa terra”.
Autodidata, Renata Cabral desenha desde criança e se dedica à pintura desde 2009. Este ano, a artista participou da exposição do Art Brazil, em Miami, nos Estados Unidos, além de expor em uma série de mostras em São Paulo, como a Moda 70's, na Galeria Entre Cores, Flores e Estrelas Guia, na Casa de Portugal, e Convergências, na Casa Piola, esta última entrará em cartaz este mês.
No ano passado, ela recebeu o prêmio Art Pop de Criação na categoria Painel Artístico, pela Academia de Artes do Cabo Frio (RJ).
“A arte sempre esteve dentro de mim”, afirma.
GLAMOUR PARISIENSE
Em outubro, Renata Cabral foi convidada para criar duas obras que serão expostas no Salão de Arte Contemporânea do Museu do Louvre, em Paris, na França. Segundo a paraibana, os trabalhos serão produzidos em acrílica sobre tela. “Não tem um tema específico, mas vou permanecer no meu conceito artístico de feminilidade”.
Sobre a composição das telas, Renata explica que irá predominar um clima de glamour parisiense, em uma visão romântica da 'Cidade Luz' em que as suas Madonas terão uma abordagem mais associada ao mundo da moda. “Imagino uma mulher muito chique que sempre sonhou estar em Paris, colocar também os elementos que lembram Paris, como a Torre Eiffel ou o Arco do Triunfo”.
Comentários