CULTURA
Festa para Luiz Gonzaga
Filha de Luiz Gonzaga participa da edição 2012 do Troféu Gonzagão, o evento acontece nesta terça-feira (22) no auditório da Fiep.
Publicado em 22/05/2012 às 6:30
A musicalidade típica da sanfona vai se misturar às batidas do triângulo e da zabumba e dá o tom da edição 2012 do Troféu Gonzagão, que este ano irá homenagear o centenário do Rei do Baião. O evento vai reunir os maiores nomes da música regional a partir das 20h de hoje, no prédio da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep). A filha de Gonzagão, Rosa Gonzaga, veio do Rio de Janeiro para participar da festa e receber as homenagens pelo centenário do pai.
A festa este ano promete ser bastante prestigiada e contará com a presença de ícones da música nordestina como Antônio Barros e Cecéu, Flávio José, Genival Lacerda, Geraldo Azevedo, Alcimar Monteiro, Os Três do Nordeste, Pinto do Acordeon, Dorgival Dantas, Sirano e Sirino, Biliu de Campina, Inaudete Amorim, Oswaldinho do Acordeon, Waldonys, Cesinha, Chico César, entre outros artistas.
O projeto, idealizado pelo casal Ajalmar Maia e Rilávia Cardoso e pelo presidente a FIEP, Buega Gadelha, homenageia todos os anos os destaques da música regional com visibilidade local, nacional e internacional. O objetivo é manter a tradição e resgatar a música Nordestina, em especial o forró, conforme ressaltou Rilávia. “A edição 2012 do Troféu Gonzagão tem um motivo mais que especial, já que iremos homenagear o centenário do nosso eterno Rei do Baião”, destacou Rilávia.
O momento mais emocionante da festa deverá ser a entrega do troféu que será recebido por Rosa Gonzaga. “Ela ficou muito lisonjeada em receber o convite para participar do evento e vai ser um momento único, de muita emoção”, disse Rilávia.
Na ocasião, também será feita uma homenagem a Dominguinhos, que não estará presente na festa em decorrência dos problemas de saúde que enfrenta atualmente. A filha do cantor Liv Moraes e a esposa, Guadalupe Mendonça, farão uma homenagem a Dominguinhos.
O cantor Alcymar Monteiro adiantou que cada artista irá cantar uma música de Luiz Gonzaga como forma de exaltar a “enciclopédia nordestina”, assim ele definiu Luiz Gonzaga. “Esse troféu nasceu em Campina Grande e vem reconhecer a importância de Gonzagão para a cultura brasileira”, afirmou Alcimar. Ele disse que a festa será marcada pela emoção e, ao final, todos os artistas presentes irão cantar Asa Branca, o hino do Nordeste.
RECONHECIMENTO
O Troféu é um reconhecimento público à trajetória de artistas regionais que cantam e tocam a música do Nordeste. A premiação acontece em Campina Grande e tem dois grandes objetivos: homenagear os nomes de destaque da música popular nordestina e premiar os artistas regionais que promovem o resgate e incentivo da cultura.
O evento nasceu pela iniciativa do Centro de Ortodontia Integrado de Campina Grande, mas há quatro anos ganhou o apoio cultural da Fiep, através do Projeto Sesi Cultura Tradição da Paraíba. Por meio do Projeto, o Sesi promove o acesso do trabalhador aos bens culturais, oferecendo várias atividades como oficinas de músicas e danças populares, o Forró do Industriário, além de estudos e exposições culturais. O Projeto também possui um espaço (Barraca da Cultura) durante o São João de Campina Grande, onde desenvolve o resgate da cultura regional.
O Troféu Gonzagão já homenageou artistas consagrados como Marinês, conhecida como a “Rainha do Xaxado”, e também o paraibano Jackson do Pandeiro, considerado o maior ritmista da história da música popular brasileira. Tanto Marinês quanto Jackson do Pandeiro foram grandes responsáveis pela nacionalização de canções nascidas entre o povo nordestino.
Em 2012, o Troféu homenageia o Centenário daquele que dá nome ao evento: Luiz Gonzaga.
Comentários