icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Festival exibe filmes sobre equidade de gênero em João Pessoa

Exibições de ‘Lute como uma menina’, ‘Repense o Elogio’ e ‘O Silêncio dos Homens’ acontecem em João Pessoa, Rio Tinto e Cabedelo.

Publicado em 27/11/2019 às 7:00 | Atualizado em 27/11/2019 às 11:09


                                        
                                            Festival exibe filmes sobre equidade de gênero em João Pessoa
'Repense o elogio' é um dos filmes que vão ser exibidos no festival (Foto: Reprodução)

				
					Festival exibe filmes sobre equidade de gênero em João Pessoa
'Repense o elogio' é um dos filmes que vão ser exibidos no festival (Foto: Reprodução). 'Repense o elogio' é um dos filmes que vão ser exibidos no festival (Foto: Reprodução)

Três filmes sobre justiça e oportunidades iguais para homens e mulheres fazem parte da programação do festival Cinema em Movimento – Circuito Universitário, que começa nesta quarta-feira (26). Na Paraíba, as exibições gratuitas de ‘Lute como uma menina’, ‘Repense o Elogio’ e ‘O Silêncio dos Homens’ acontecem em João Pessoa, Rio Tinto e Cabedelo.

Veja o calendário detalhado abaixo

Na análise da organização do festival, os filmes fortalecem as discussões  sobre o homem na sociedade, o feminismo na atualidade, o modelo educacional do país e o poder popular. A curadoria ficou por conta de uma comissão formada por profissionais da MPC Filmes.

Para a diretora geral do circuito, Luciana Boal Marinho, “discutir equidade de gênero é fundamental na construção de um mundo menos violento”. “Escolhemos o tema e selecionamos os filmes buscando discutir, além da questão feminina também a masculinidade. Acredito que o filme O Silêncio dos Homens será uma ferramenta incrível para isso”, prevê.

Articulação universitária

O festival, que acontece em todo o Brasil, é articulado em cada estado um estudante universitário, que se torna agente mobilizador da ação. Na Paraíba, a estudante de Ciências Sociais Luciana de Sousa França é quem está à frente do festival, depois de participar de cinco dias de capacitação no Rio de Janeiro com uma produtora audiovisual.

Mas a ação também conta com a parceria de outras organizações locais, como o Fórum de Mulheres em Luta da UFPB, o Núcleo de Estudantes Negras e Negros da UFPB, o Laboratório de Antropologia Visual Arandu, o Coletivo de Mães Pachamamá, o Coletivo Gertrudes Maria, o Coletivo de Meninas do IFPB, o Coletivo Rouxinol de Teatro do Oprimido e com os projetos de extensão Cine-debate: diferenças, desigualdades e cidadania em cena e o Núcleo de Teatro do Oprimido de Cabedelo.

Veja os filmes que vão ser exibidos

'Lute como uma menina' (Documentário, 76 minutos, Livre, 2016)

Sinopse: O documentário conta a história das meninas que participaram do movimento secundarista que ocupou escolas e foi às ruas para lutar contra um projeto de reorganização escolar imposto pelo governador de São Paulo, que previa o fechamento de quase cem escolas. As meninas contam suas histórias enfrentando figuras de autoridade, desde a luta pela autogestão das escolas até a violência desenfreada da polícia militar. Uma importante reflexão sobre o feminismo, o atual modelo educacional e o poder popular.

'Repense o Elogio' (Documentário, 48 minutos, Livre, 2017)

Sinopse: O filme propõe uma conversa sobre a maneira que as crianças são elogiadas. Enquanto meninas muitas vezes são elogiadas apenas por sua aparência, meninos podem receber elogios ressaltando suas habilidades. Este é um filme que reflete sobre o poder das palavras e da cultura que trouxe um desequilíbrio na forma de elogiar nossos meninos e meninas.

'O Silêncio dos Homens' (Documentário, 60 minutos, Livre, 2019)

Sinopse: o filme é parte de um projeto que ouviu mais de 40 mil pessoas em questões a respeito das masculinidades e desembocou num documentário e num livro-ferramenta baseado nesse estudo com dados públicos por meio de um convênio com o Consórcio de informações Sociais (CiS) da USP.

Veja a agenda detalhada das exibições

Quarta-feira (27)

  • João Pessoa: Praça Marielle Franco - Centro de Educação - UFPB - Campus I
  • 17h - ‘Repense o elogio’ (filme mais debate)
  • 19h - O Silêncio dos Homens (filme mais debate)

Quinta-feira (28)

  • João Pessoa: ECI Cônego Nicodemos Neves - Praça Doutor Lauro Wanderley S/N, Cidade dos Funcionários.
  • 9h - ‘Silêncio dos Homens’ (filme mais debate)
  • João Pessoa: Praça da Alegria - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - CCHLA- UFPB - Campus I
  • 17h - ‘Lute como uma menina’ (filme mais debate)

Quinta-feira (29)

  • Rio Tinto: Laboratório Arandu - Campus IV da Universidade Federal da Paraíba, Av. Santa Elisabete, s/n, Centro
  • 8h - ‘Repense o Elogio’ (filme mais debate)
  • 10h - ‘O Silêncio dos Homens’ (filme mais debate)
  • 14h - ‘Repense o Elogio’ (filme mais debate)

Segunda-feira (4) 

  • Cabedelo: Rua Santa Rita de Cássia, 1900, Jardim Camboinha
  • 13h - ‘Lute como uma menina’ (filme mais debate)
  • 14h45 - ‘Repense o Elogio’ (filme mais debate)
Imagem

Aline Oliveira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp