CULTURA
Festival exibe filmes sobre equidade de gênero em João Pessoa
Exibições de ‘Lute como uma menina’, ‘Repense o Elogio’ e ‘O Silêncio dos Homens’ acontecem em João Pessoa, Rio Tinto e Cabedelo.
Publicado em 27/11/2019 às 7:00 | Atualizado em 27/11/2019 às 11:09
Três filmes sobre justiça e oportunidades iguais para homens e mulheres fazem parte da programação do festival Cinema em Movimento – Circuito Universitário, que começa nesta quarta-feira (26). Na Paraíba, as exibições gratuitas de ‘Lute como uma menina’, ‘Repense o Elogio’ e ‘O Silêncio dos Homens’ acontecem em João Pessoa, Rio Tinto e Cabedelo.
Veja o calendário detalhado abaixo
Na análise da organização do festival, os filmes fortalecem as discussões sobre o homem na sociedade, o feminismo na atualidade, o modelo educacional do país e o poder popular. A curadoria ficou por conta de uma comissão formada por profissionais da MPC Filmes.
Para a diretora geral do circuito, Luciana Boal Marinho, “discutir equidade de gênero é fundamental na construção de um mundo menos violento”. “Escolhemos o tema e selecionamos os filmes buscando discutir, além da questão feminina também a masculinidade. Acredito que o filme O Silêncio dos Homens será uma ferramenta incrível para isso”, prevê.
Articulação universitária
O festival, que acontece em todo o Brasil, é articulado em cada estado um estudante universitário, que se torna agente mobilizador da ação. Na Paraíba, a estudante de Ciências Sociais Luciana de Sousa França é quem está à frente do festival, depois de participar de cinco dias de capacitação no Rio de Janeiro com uma produtora audiovisual.
Mas a ação também conta com a parceria de outras organizações locais, como o Fórum de Mulheres em Luta da UFPB, o Núcleo de Estudantes Negras e Negros da UFPB, o Laboratório de Antropologia Visual Arandu, o Coletivo de Mães Pachamamá, o Coletivo Gertrudes Maria, o Coletivo de Meninas do IFPB, o Coletivo Rouxinol de Teatro do Oprimido e com os projetos de extensão Cine-debate: diferenças, desigualdades e cidadania em cena e o Núcleo de Teatro do Oprimido de Cabedelo.
Veja os filmes que vão ser exibidos
'Lute como uma menina' (Documentário, 76 minutos, Livre, 2016)
Sinopse: O documentário conta a história das meninas que participaram do movimento secundarista que ocupou escolas e foi às ruas para lutar contra um projeto de reorganização escolar imposto pelo governador de São Paulo, que previa o fechamento de quase cem escolas. As meninas contam suas histórias enfrentando figuras de autoridade, desde a luta pela autogestão das escolas até a violência desenfreada da polícia militar. Uma importante reflexão sobre o feminismo, o atual modelo educacional e o poder popular.
'Repense o Elogio' (Documentário, 48 minutos, Livre, 2017)
Sinopse: O filme propõe uma conversa sobre a maneira que as crianças são elogiadas. Enquanto meninas muitas vezes são elogiadas apenas por sua aparência, meninos podem receber elogios ressaltando suas habilidades. Este é um filme que reflete sobre o poder das palavras e da cultura que trouxe um desequilíbrio na forma de elogiar nossos meninos e meninas.
'O Silêncio dos Homens' (Documentário, 60 minutos, Livre, 2019)
Sinopse: o filme é parte de um projeto que ouviu mais de 40 mil pessoas em questões a respeito das masculinidades e desembocou num documentário e num livro-ferramenta baseado nesse estudo com dados públicos por meio de um convênio com o Consórcio de informações Sociais (CiS) da USP.
Veja a agenda detalhada das exibições
Quarta-feira (27)
- João Pessoa: Praça Marielle Franco - Centro de Educação - UFPB - Campus I
- 17h - ‘Repense o elogio’ (filme mais debate)
- 19h - O Silêncio dos Homens (filme mais debate)
Quinta-feira (28)
- João Pessoa: ECI Cônego Nicodemos Neves - Praça Doutor Lauro Wanderley S/N, Cidade dos Funcionários.
- 9h - ‘Silêncio dos Homens’ (filme mais debate)
- João Pessoa: Praça da Alegria - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - CCHLA- UFPB - Campus I
- 17h - ‘Lute como uma menina’ (filme mais debate)
Quinta-feira (29)
- Rio Tinto: Laboratório Arandu - Campus IV da Universidade Federal da Paraíba, Av. Santa Elisabete, s/n, Centro
- 8h - ‘Repense o Elogio’ (filme mais debate)
- 10h - ‘O Silêncio dos Homens’ (filme mais debate)
- 14h - ‘Repense o Elogio’ (filme mais debate)
Segunda-feira (4)
- Cabedelo: Rua Santa Rita de Cássia, 1900, Jardim Camboinha
- 13h - ‘Lute como uma menina’ (filme mais debate)
- 14h45 - ‘Repense o Elogio’ (filme mais debate)
Comentários