CULTURA
Festival gastronômico apresenta pratos à base de manga
Onze chefs elaboraram pratos especiais para restaurantes da Capital dentro do Festival Gastronômico da Manga, do bloco Picolé de Manga com a Abrasel.
Publicado em 04/02/2009 às 9:37
Karoline Zilah
Criatividade de sabores é que os amantes da gastronomia poderão encontrar na noite desta quarta-feira (4) no Festival Gastronômico da Manga, que apresenta receitas desenvolvidas por chefs de restaurantes de João Pessoa que têm em comum um ingrediente tipicamente tropical, a manga.
O evento, realizado pelo bloco carnavalesco Picolé de Manga em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Paraíba (Abrasel/PB), acontece a partir das 19h no restaurante Terraço Brasil, na avenida Cabo Branco.
A promessa, segundo Luciano Cartaxo, diretor do bloco, é agradar aos paladares mais exigentes. "O objetivo do festival é apresentar ao público uma amostra da originalidade presente na cultura gastronômica local, servindo uma grande variedade de pratos desenvolvidos a partir de uma fruta que encontra no calor tropical da nossa terra o ambiente ideal para o seu cultivo: a manga", explica.
O bloco também vai apresentar, ao som de orquestras de frevo, sua camiseta e seu estandarte, confeccionado pelo artista plástico Paulo Vieira.
Para montar esse inusitado menu à base de manga, foram convidados onze chefs. A ideia é disponibilizar a partir desta quarta-feira os pratos nos menus dos restaurantes participantes. Nas fotos que ilustram a matéria, é possível conferir como são o Cheesecake de Manga, o Risoto de Manga com Camarão e Queijo Brie e o Camarão Manga Rosa.
O risoto foi desenvolvido pelo proprietário Fernando Franco, do restaurante Divina Itália, a pedido de Ana Viana, editora regional das TVs Cabo Branco e Paraíba, especialmente para o quadro de Gastronomia do JPB 1ª edição do último sábado (31). Confira aqui o vídeo e aprenda a fazer o prato.
Um outro prato que deve ser destaque no evento é o oferecido pelo Restaurante L'Atlantique. À base de manga com arroz preto e ostras, a combinação permite certa harmonia agro-doce. O diferencial é o aroma acastanhado do arroz preto.
Segundo Fred Porcaro, gerente executivo da Abrasel, quem for ao festival vai poder ter um gostinho das receitas em uma degustação, mas o espírito da iniciativa mesmo é incentivar os comensais a provar as novidades da culinária nos restaurantes. Ele ainda informou que serão distribuídos no festival livretos com as receitas ilustradas de todos os pratos oferecidos, além de informações nutricionais da manga.
Os seguintes restaurantes aceitaram o desafio de criar receitas exclusivas à base de manga: Adega do Alfredo, Cabana do Possidônio, Canoa dos Camarões, Divina Itália, Fina Fatia, L'Atlantic, Pizza do Paulista, Sagarana, Terraço Brasil, Vila Cariri e Programa à Moda da Chef.
Comentários