CULTURA
Festival Literário de Bananeiras inicia ciclo de debates com escritores e jornalistas
Escritor Laurentino Gomes é um dos destaques com o lançamento do seu livro, Escravidão.
Publicado em 25/10/2019 às 7:00 | Atualizado em 25/10/2019 às 12:29
O I Festival Literário de Bananeiras, no Brejo Paraibano, inicia nesta sexta-feira (25) os ciclos de debates e mesas redondas sobre literatura brasileira. O evento teve início na segunda-feira (21) e segue até o domingo (27) com lançamentos de livros, feiras, contação de histórias, saraus, entre outras atividades culturais pela cidade. Os shows de Rogério Souza, Banda Pedro Faissal e o MeioFREE integram a programação da noite de sábado (26) na Praça Epitácio Pessoa.
Entre os nomes confirmados para o festival, nesta sexta-feira, está o jornalista Laurentino Gomes, autor de "1808" (2008), "1822" (2010), "1889" (2013) e "Escravidão" (2019). Ele irá conversar com Eraldo Luís e Ramalho Leite sobre o livro Escravidão, que será lançado durante o evento.
As escritoras paraibanas Ana Adelaide Peixoto, Débora Ferraz e Isabor Quintiere estarão no evento na sexta-feira, compondo mesas e debatendo sobre as gerações afetivas na escrita. A mesa-redonda também conta com a presença da presidente da academia feminina de letras e arte da Paraíba, Bernardina Freire.
Além disso, o público também poderá desfrutar de uma mesa-redonda sobre escrita, com Iveraldo Lucena, Lau Siqueira e Políbio Alves como convidados.
Já no sábado, o destaque da programação é a participação da jornalista Miriam Leitão, autora dos livros "Saga Brasileira: A longa luta de um povo por sua moeda" (2011), "Tempos Extremos" (2014) e de obras infantis. Ela vai participar da mesa redonda 'Análise e perspectiva do Brasil Contemporâneo', que contará também com as presenças de Sérgio Abranches, Humberto Dantas e Mônica Sodré.
Muitos nomes da literatura nacional e paraibana também confirmam presença no evento como Lau Siqueira, Políbio Alves, Maria Valéria Rezende, Iveraldo Lucena e Ramalho Leite. Além desses, o evento contará com as participações dos jornalistas Laerte Cerqueira e Heron Cid.
Mais do evento
A história da cidade de Bananeiras estará na Exposição Bananeiras 140 anos e no trabalho realizado pelas Escolas Municipais que traz a cidade na visão das crianças.
Integrando a programação do evento que tem foco no contar histórias, o Festival realiza uma homenagem a Dona Terezinha de Goiamunduba, filha de Bananeiras que difunde a cultura de bananeira em suas narrativas, uma extraordinária contadora de histórias. É a cultura popular viva e a homenageada nesta primeira edição.
Festival Literário
O festival Literário de Bananeiras visa levar participação da comunidade, dos estudantes, e interessados em geral. Promovendo um debate sobre literatura, política, história e cultura para o público. O evento conta com a parceria da Universidade Federal da Paraíba, SEBRAE e Fecomércio. Com curadoria de Juca Pontes e Anastácia Alencar.
Programação
Sexta-feira (25)
08h30 - Contação de Histórias
10h - Mesa redonda: o que lê quem escreve? Convidados: Iveraldo Lucena, Lau Siqueira e Políbio Alves. Local: Espaço Cultural Oscar de Castro
14h - Mesa redonda: As gerações afetivas na escrita. Ana Adelaide Peixoto, Bernardina Freire, Débora Ferraz e Isabor Quintiere. Local: Praça Epitácio Pessoa
20h - Laurentino Gomes conversa com Eraldo Luís e Ramalho Leite sobre o livro Escravidão. Local: Espaço Cultural Oscar de Castro
Sábado (26)
14h - Encontro de editoras paraibanas. Mediador: Rubens Nóbrega. Local: Espaço Cultural Oscar de Castro
Domingo (27)
10h - Mesa redonda: Análise e perspectiva do Brasil Contemporâneo. Convidados: Míriam Leitão, Sérgio Abranches, Humberto Dantas e Mônica Sodré. Local: Espaço Cultural Oscar de Castro
15h - Aulão espetáculo: o tempo não para. Local: Praça Epitácio Pessoa
Comentários