icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Festival para a América

Secretário de Cultura anuncia programação da 15ª edição do Festival de Artes de Areia, que ocorre entre os dias 14 e 20 deste mês.

Publicado em 05/07/2014 às 6:00 | Atualizado em 05/02/2024 às 11:23

Foi dando as mãos aos "manos e minas, hermanos e hermanas" que o secretário de Cultura Chico César abriu ontem a coletiva em que anunciou a programação oficial do Festival de Artes de Areia deste ano. A 15ª edição do evento ocorre na cidade do Brejo (a 130 quilômetros de João Pessoa), entre os dias 14 e 20 deste mês.

Acompanhado de autoridades no auditório do Centro Cultural São Francisco, Chico César divulgou à imprensa as 91 atrações do festival, incluindo as 71 já conhecidas, selecionadas por edital, e as 20 convidadas, entre elas algumas novidades como os artistas internacionais que vão se comunicar com o tema do evento este ano: 'América Latina: História e Cultura'.

"Basicamente, este festival que resgatamos há quatro anos, mais do que nas outras edições, recupera o espírito que motivou sua criação lá nos anos 1970: discutir a cultura e a identidade não só da Paraíba, mas do Nordeste e por que não da América Latina", relatou Chico César, que destacou a presença de nomes da Argentina, Uruguai e Cuba na agenda.

Da Argentina, quem vem é o Palhaço Tomate (Victor Avalos), que vem ao interior da Paraíba ministrar oficina e apresentar espetáculo; Uruguai e Cuba enviam dois títulos para as exibições de cinema do festival: os longa-metragens Além da Estrada (Por el Camino. Uruguai, Brasil, 2010), de Charly Braun, e Casa Vieja (Idem, Cuba, 2010), de Lester Hamlet.

O cinema uruguaio também estará representado pelo diretor Michael Wahrmann, que vem apresentar o filme que rodou no Brasil, Avanti Popolo (Idem, Brasil, 2012), e participar de uma mesa-redonda sobre artes visuais, audiovisual e literatura na América Latina com o grafiteiro paulista Ricardo Tatoo e o escritor paraibano Cristhiano Aguiar, revelado pela revista Granta, que está lançando o seu livro de contos Recortes de Hannah (Mariposa Cartonera, 36 páginas, R$ 10,00).

Além de Ivan Lins, Céu, Tiê, e do grupo Taracon, cujos shows já eram aguardados, outro reforço musical surgiu de São Paulo: o grupo de percussão corporal Barbatuques. O show do grupo cubano Eco Caribe, anteriormente anunciada foi cancelado. A programação completa está no portal do Jornal da Paraíba.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp