CULTURA
Figuras orientais são tendência em convenção de tatuadores no Recife
Publicado em 15/05/2009 às 10:38
Do G1
O Oriente está na moda quando o assunto é tatuagem. As cores vibrantes de dragões e carpas, imagens típicas da cultura oriental, além de símbolos usados nas escritas japonesa e chinesa e figuras da cultura indiana são os preferidos de quem quer marcar o corpo com a arte. Essas e outras tendências poderão ser conferidas na 7ª Convenção Internacional de Tatuagem, que começa nesta sexta-feira (15), no Recife.
Segundo o tatuador e organizador da convenção, Sandro Silva, conhecido como Negrado, 160 tatuadores de todo o país estarão presentes, exibindo seus trabalhos e tatuando visitantes. Apesar do nome, entretanto, o evento não contará mais com tatuadores internacionais. “Esperávamos dois tatuadores que viriam de fora, um deles famoso na Itália, mas eles desmarcaram em cima da hora”, diz.
Quem for à convenção poderá ver, dentre outros tipos de desenhos, aqueles que têm sido os mais pedidos pelos tatuados. “Ultimamente, além das imagens relacionadas com a cultura oriental, também está na moda tatuar nome de familiares, pessoas queridas, além das figuras com motivos religiosos, como o rosto de Jesus ou a imagem de Maria”, afirma Negrado.
O tatuador, que contabiliza mais de 15 anos de experiência, diz que as tatuagens do tipo tribal, sucesso há alguns anos, já não estão mais entre as preferidas. “O pessoal agora está interessado em cores, por isso as imagens orientais fazem tanto sucesso”, diz.
O pé delas
“De 5 anos para cá, as mulheres passaram a dominar os estúdios de tatuagem. Historicamente, a maioria de clientes sempre foi de homens, mas já faz tempo que houve uma inversão”, afirma Negrado. Segundo o tatuador, em um mês, três de seus clientes são homens, contra 15 mulheres.
“E o pé é a parte que elas mais gostam de tatuar. A preferência é sempre pelas figuras mais coloridas, delicadas, como flores, estrelas, borboletas e outras”, conta o tatuador.
Cuidados
O organizador da convenção usa a experiência que tem para alertar quem pretende fazer uma tatuagem. “Saber escolher o profissional e o lugar onde será feita a tatuagem são coisas fundamentais, tanto porque a figura fica para sempre, quanto pelo risco de se contrair doenças. O estúdio tem que ter um ambiente agradável e o tatuador deve transmitir confiança”.
O tatuador ressalta que o cliente, antes mesmo de escolher a figura de sua tatuagem, deve verificar como o profissional esteriliza seu equipamento. “O cliente deve pedir para ver. Tudo deve ser esterilizado em uma autoclave, um aparelho como os que são usados para esterilizar material hospitalar. Se o estúdio não tiver uma autoclave, com certeza ele não é confiável e há um grande risco de contrair doenças como a hepatite”, afirma Negrado.
Comentários