icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Filarmônica de MG apresenta "O Guarani", de Carlos Gomes, em JP

Ingressos serão distribuídos gratuitamente, a partir das 18h, na bilheteria do Cine Banguê.

Publicado em 08/09/2010 às 16:44

Da Redação

Os 85 músicos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais sobem no palco do Cine Banguê nesta sexta-feira (10), às 20h30. Pela primeira vez, o grupo se apresenta na Região Norte e Nordeste, passando pelas cidades de Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Belém e Manaus, além da capital paraibana.

O maestro Fabio Mechetti irá reger composições de Carlos Gomes, Wolfgang Mozart e Antonín Dvorák. A segunda maior orquestra do Brasil é composta por músicos de diversos estados brasileiros, entre eles o paraibano Mateus Freire. No total, são 24 violinos, 9 violas, 8 violoncelos, 6 contrabaixos, 4 flautas, 3 oboés, 4 clarinetes, 3 fagotes, 4 trompas, 3 trompetes, 3 trombones, 1 tuba, 1 harpa e 1 tímpano, além dos instrumentos de percussão.

Veja outras opções de lazer na Agenda Cultural.

Com entrada franca, o público pessoense poderá assistir, ao vivo, a orquestra que já foi aplaudida por mais de 170 mil pessoas, e que é um dos grupos mais elogiados do Brasil. Segundo o maestro Fabio Mecheti, o objetivo é apresentar pela primeira vez para um novo público, com um repertório que seja do agrado geral tanto dos apreciadores da música sinfônica quanto dos que a conhecem pouco.

“Muitos certamente poderão escutar uma orquestra sinfônica desse porte pela primeira vez. São, portanto, compositores que têm um apelo universal imediato como Mozart, Dvorák, e logicamente o nosso Carlos Gomes”, destacou o maestro. Serão apresentadas as seguintes composições: O Guarani – Protofonia (Gomes), Sinfonia nº 41 – Júpiter (Mozart) e Sinfonia nº 8 em Sol maior (Dvorák).

O maestro, que também é o Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica, falou da expectativa em se apresentar na capital paraibana e nas demais cidades da turnê: “Creio que o público de João Pessoa e das demais cidades ficarão surpresos com a qualidade e maturidade da Filarmônica, como aconteceu quando nos apresentamos na Sala São Paulo ou em Campos do Jordão. Esperamos, também, compartilhar com aqueles que nos prestigiarem momentos de grande alegria e prazer proporcionados pelo nosso trabalho”.

Ingressos

Sendo a entrada franca, será disponibilizado um número limitado de ingressos para evitar o excesso de pessoas no Cine Banguê. A distribuição será feita na sexta-feira (10), a partir das 18h na bilheteria do local, no Espaço Cultural.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp