icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Filme brinca com fatos históricos

Filme de Hubert e Marcelo Madureira estreia nas salas de Campina e João Pessoa.

Publicado em 08/01/2012 às 6:30


Dois integrantes do Casseta & Planeta, Marcelo Madureira e Hubert, idealizaram um longa e chamaram Marcelo Adnet, humorista da MTV, para contracenar com eles. O resultado é uma comédia escrachada, pontuada por piadas de cunho sexual e chistes com fatos políticos.

O deboche de As Aventuras de Agamenon, o Repórter - em cartaz em João Pessoa e Campina Grande - é conduzido por meio de um formato familiar aos comediantes. O filme tira partido de fatos históricos para satirizar o jornalismo documental. É apresentado com entrevistas que simulam uma reconstituição biográfica.

A ficção refaz a trajetória de Agamenon, um personagem que foi criado há 23 anos por Madureira e Hubert para assinar uma coluna do jornal carioca O Globo.

"É uma coisa nossa, trabalhar em cima de fatos históricos, brincar com a realidade", diz Madureira. "A gente mistura cenas gravadas, cenários que reconstituem ambientes históricos e gravações de arquivo", diz Hubert.

Assim, o espectador vai ver o protagonista em uma suruba com Eva Braun cercada por nazistas; para se salvar do naufrágio do Titanic, se agarra ao pênis de Leonardo DiCaprio; e, numa entrevista com Bin Laden, ele questiona quem seria a cantora lésbica preferida do terrorista. "A gente optou por não cair no alegórico, não queria ser "'trash' demais", diz o diretor Victor Lopes.

Para reforçar essa tentativa, o filme traz depoimentos (todos fictícios) de Caetano Veloso, Fernando Henrique Cardoso, Jô Soares, Paulo Coelho e outros nomes que já foram citados, ou "sacaneados", como lembra Hubert, pela coluna de Agamenon.

O colunista da Folha de S.Paulo Ruy Castro (que já escreveu biografias de Garrincha e Nelson Rodrigues) interpreta o papel de biógrafo não autorizado de Agamenon. Fernanda Montenegro faz a narração. Pedro Bial aparece como repórter. E Luana Piovani encarna um par romântico.

Hubert conta que Paulo César Pereio também faria uma participação especial, mas faltou à gravação. "Isso pode acontecer quando se contrata alguém sem caráter", explicou-se Pereio, por telefone, quando cobrado pela ausência, como conta Hubert. (Da Folhapress)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp