icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Filme coreano 'Hahaha' vence mostra Un Certain Regard em Cannes

Longa peruano 'Octubre' recebeu o prêmio do júri da mostra. Prêmio de melhor interpretação foi dividido entre três atrizes.

Publicado em 22/05/2010 às 17:07

Do G1

A comédia sul-coreana "Hahaha", de Hong Sangsoo, recebeu o principal prêmio da mostra Un Certain Regard ("Um certo olhar", em português) no Festival de Cannes. Definido por unanimidade, o resultado foi anunciado no início da noite deste sábado (22) pelo júri presidido por Claire Dennis.

O peruano "Octubre", de Daniel e Diego Vega, recebeu o prêmio do júri da mostra Un Certain Regard.

O prêmio de interpretação foi dividido entre as atrizes Victoria Raposo, Eva Bianco e Adela Sanchez, do filme "Los labios", dos argentinos Ivan Fund e Santiago Loza.
Exibido na véspera do anúncio da premiação, "Hahaha" gira um torno de uma conversa entre dois grandes amigos, um diretor de cinema e um crítico, movida a saquê e boas risadas.

No reencontro, cada um escolhe contar uma história amorosa que viveu recentemente. O roteiro alterna as duas narrativas, que graças a personagens em comuns, vão se aproximando até que no final estão todas entrelaçadas.

Os casos se passam na pequena cidade portuária de Tongyeong - daí a probabilidade de se cruzarem - e acompanham a trajetória de três casais que, entre paixões e decepções amorosas, eventualmente trocam de parceiros entre si sem se dar conta.

Tanto por sua estrutura narrativa, repleta de flashbacks e narrações em off, quanto pelo perfil meio cômico, meio patético dos personagens, "Hahaha" lembra muitas vezes os filmes de Woody Allen.

Mas o mérito não é só do roteiro de Sangsoo, mas também do ótimo trablho dos atores Kim Sangkyung e Yu Junsang.

Dono de uma carreira consolidada na Coréia do Sul, Sangsoo tem nove longa-metragens no currículo, entre eles "A mulher é o futuro do homem" e "O dia em que o porco caiu no poço", já exibidos em mostras de cinema no Brasil.

"Rodei esse filme em condições muito difíceis. Agradeço a toda a minha equipe, sobretudo aos atores, que atuaram sem nenhum cachê", disse Sangsoo no palco após receber o prêmio. "Agradeço também ao júri por essa vitória, que me encoraja a seguir fazendo mais filmes."

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp