icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Filme nacional estreia nesta sexta, confira programação

Inspirado nos sucessos de Roberto Carlos, ' road movie' de Breno Silveira, estreia nesta sexta-feira (10) nos cinemas de João Pessoa.

Publicado em 10/08/2012 às 6:00

Entra em cartaz a partir desta sexta-feira nos cinemas de João Pessoa À Beira do Caminho (Brasil, 2012), novo filme do brasiliense Breno Silveira, diretor do sucesso de bilheteria 2 Filhos de Francisco (2005), cinebiografia da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano. (Confira a programação completa do cinema)

Apesar de ser um ‘filme de estrada’ – o ‘road movie’ – o longa-metragem também segue a marca registrada do cineasta: colocar a música como mote principal. Desta vez, a inspiração veio dos sucessos do ‘Rei’ Roberto Carlos.

“A passagem de ‘O portão’ que diz ‘Fui abrindo a porta devagar, mas deixei a luz entrar primeiro. Todo meu passado iluminei e entrei...’ define muito o filme”, conta Breno Silveira ao JORNAL DA PARAÍBA.

À Beira do Caminho acompanha pelas estradas e rodovias o caminhoneiro João (interpretado por João Miguel, ator de Cinema, Aspirinas e Urubus), fã do 'Rei', que resolve deixar sua cidade natal para trás e cruzar o país para fugir dos traumas do passado.

Na sua peregrinação solitária Brasil a fora, ele encontra escondido no seu caminhão um garoto chamado Duda (Vinicius Nascimento). Órfão de mãe, o menino quer procurar pelo pai que fugiu para São Paulo antes dele nascer. João aceita levá-lo até a cidade mais próxima. Entretanto, durante a viagem nasce um elo entre eles.

“Depois de encontrar o menino, começa a povoar nele lembranças do passado em que busca reatar”, complementa Breno. “O garoto que o faz procurar pelos amores que deixou no caminho. É a história de um homem voltando à vida também”, define.

Entre os amores, estão as atrizes Dira Paes (que trabalhou com o diretor em 2 Filhos de Francisco) e Ludmila Rosa (Seja o que Deus Quiser).

Nos 44 dias de filmagens pela estrada, o mapa que norteou o diretor passou pela pernambucana Petrolina, passou por Juazeiro da Bahia percorrendo todo o interior até chegar a Minas Gerais e terminar em São Paulo.

Mesmo tendo no currículo filmes como Ó Pai, Ó (2007) e Quincas Berro d’Àgua (2010), o menino Vinícius Nascimento passou por uma triagem com 500 atores mirins para o papel de Duda. “Falei com minha produtora de elenco para achar o garoto mais ‘brasileiro’ que conseguisse. Entre os seis que ficaram no final, dois eram da Paraíba. Vínícius, que é da Bahia como João (Miguel) tinha o olhar mais expressivo.”

Grande vencedor da 16ª edição do Cine PE, À Beira do Caminho arrebatou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Ator (Miguel), Melhor Coadjuvante (Nascimento), Melhor Roteiro (Patrícia Andrade) e Júri Popular, além do Troféu Gilberto Freyre de valorização da identidade nacional.

AVAL DA REALEZA
Quando adolescente, Breno Silveira já caiu na bebedeira por causa de uma mulher. Exorcizou seus fantasmas ao som em ‘looping’ de uma fita herdada pelo pai com canções do ‘Rei’. “Com À Beira do Caminho descobri o grande homem que trabalhou com o tema do amor que é Roberto Carlos”.

De acordo com o realizador, demorou quase um ano para mostrar o filme ao cantor para ele liberar as canções que se juntarão a versão de ‘Nossa canção’ na voz de Vanessa da Mata e a inédita ‘Esqueça’, interpretada por Nina Becker. “Sem a aprovação dele não haveria filme”, garante Breno, que se emocionou quando as melodias foram aprovadas para o longa. “Ter aquele ‘OK’ foi como dar uma cambalhota de louco. Depois dela, tomei um porre”, confessa.

O cineasta vê o filme com um “coração Nordestino o tempo inteiro” e – como 2 Filhos de Francisco – não tem classe social. “A vida é brega e nosso grande clichê.”

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp