CULTURA
Filme sobre José Américo de Almeida é exibido em Areia
Na programação do Caminhos do Frio, documentário "Homem de Areia", de Vladimir Carvalho, entra em cartaz em escola pública a partir das 19h.
Publicado em 16/07/2008 às 10:50
Da Redação
Com informações da Secom-PB
O roteiro turístico Caminhos do Frio não conta apenas com rotas de passeio, mas também com uma programação cultural. Por isso, o evento exibe nesta quarta-feira (16), a partir das 19h, em Areia, o filme “O Homem de Areia”.
O documentário de 1981, com Mário Lago, Fernanda Montenegro, Getúlio Vargas e Ariano Suassuna, mostra fatos importantes da vida de José Américo, a exemplo da Revolução de 30, sua candidatura à Presidência da República, em 1937, e a célebre entrevista de 1945, que provocou a queda do ditador Getúlio Vargas.
Como o título faz referência, José Américo de Almeida nasceu na cidade de Areia, brejo paraibano, em 1887. Após a exibição do filme, o professor e historiador José Octávio de Arruda e Mello vai iniciar uma discussão em torno do político/escritor José Américo de Almeida e do seu romance “A Bagaceira”. O debate vai acontecer na Escola Estadual Carlota Barreira.
A sessão, aberta ao público, também tem o objetivo de informar e motivar alunos, professores e o público em geral a participarem de um concurso literário, que integra as ações comemorativas dos 80 anos do livro.
O projeto Cinema na Escola é uma parceria da Subsecretaria de Cultura do Estado com o Sesc e acompanha os Caminhos do Frio.
Comentários