CULTURA
Filmes asiáticos são estrelas de mostra de cinema em JP
Mostra do Cinema Oriental acontece no Sesc até sexta-feira com exibições ao meio-dia e às 19h, com entrada franca.
Publicado em 12/08/2008 às 10:35
Da Redação
Com Renato Félix, do JP
O cinema asiático é o tema de diversas exibições que acontecem no Sesc Centro a partir desta terça-feira (12) até a sexta (15) na Mostra do Cinema Oriental. Filmes da China, Irã, Afeganistão, Coréia do Sul, Índia e Tailândia são as atrações do evento, que tem sessões ao meio-dia e às 19h, com entrada franca.
Abrindo a mostra, entra em cartaz “Balzac e a Costureirinha Chinesa” (2002), de Dai Sijie. O filme tem como pano de fundo a revolução cultural liderada por Mao Tsé Tung na China, quando dois jovens são presos e enviados para um campo de reeducação próximo ao Tibete e se apaixonam pela mesma garota. O segredo da costureirinha é que ela esconde livros de Balzac, Alexandre Dumas, Dostoiévski, Flaubert, todos proibidos pela nova ordem do regime.
Na mostra, será exibido um filme para cada país. Quem representa a Coréia do Sul é “Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera” (2003). Do Irã, será apresentado “A Cor do Paraíso” (1999), de Majid Majidi, diretor de “Filhos do Paraíso” (1997), que voltou neste filme a contar uma história centrada em crianças.
Encerra a mostra “As Coisas Simples da Vida” (2000), de Edward Yang, uma co-produção Japão/Taiwan. O filme traz uma visão dramática de uma família a partir de um casamento.
Comentários