O Auto da Compadecida 2: filmagens chegam ao fim com previsão de estreia do filme para 2024

Gravação do filme aconteceu em estúdio. Selton Mello e Mateus Nachtergaele escreveram sobre a nova experiência.

Primeira foto do novo filme é divulgada – Foto: Selton Mello

Chegaram ao fim nesse fim de semana as filmagens do filme ‘O Auto da Compadecida 2‘, continuação de um dos maiores clássicos do cinema nacional, inspirado na obra de Ariano Suassuna. A previsão é que o filme chegue aos cinemas de todo o Brasil no final de 2024.

A informação sobre o fim das filmagens da sequência do Auto da Compadecida foi divulgada por Selton Mello e Mateus Nachtergaele, que interpretam Chicó e João Grilo.

Selton Mello relatou que a despedida do personagem foi vivida de uma forma especial. O ator fez um relato emocionado sobre a gravação.

Eu fui na filmagem somente para ele existir
Não exigiu nenhum esforço, foi leve ser ele
Deve ser sempre leve o ato de brincar
Só sei se for assim”, escreveu.

Mateus Nachtergaele também falou sobre o fim das filmagens, que aconteceram em estúdio. A Taperoá de Ariano foi reproduzida.

Havia uma expectativa, inclusive, que o filme fosse gravado em Cabaceiras, no Cariri paraibano, o que não aconteceu.

Gravações do Auto da Compadecida 2

As gravações tiveram início no mês de agosto. Os diretores do novo filme, Guel Arraes e Flávia Lacerda, deram mais detalhes sobre a história que deve dar continuidade ao clássico originalmente escrito pelo paraibano Ariano Suassuna. De acordo com Flávia, a ideia surgiu antes da pandemia de Covid-19.

Os diretores também falaram sobre a evolução do cinema brasileiro e o consequente aumento de possibilidades técnicas que podem auxiliar na produção do filme. Segundo eles, a parte artística e técnica amadureceram.

Nesses vinte anos tudo amadureceu. A história, os personagens, artisticamente cada um dos envolvidos amadureceram, então o filme tem muito mais camadas e um leque muito grande de novas propostas e desafios”, afirmou Flávia Lacerda.

O Auto da Compadecida 2
Matheus Nachtergaele Selton Mello nas gravações do filme ‘O Auto da Compadecida 2’ | Imagem: Reprodução/Instagram Selton Mello

História do novo filme

A peça de Ariano Suassuna, que deu origem ao primeiro filme, não tem sequência. No entanto, para se manter dentro do universo literário do autor, a nova produção deve visitar outras obras do escritor.

Assim como no primeiro filme, a direção é de Guel Arraes, mas desta vez em parceria com Flávia Lacerda. Guel também assume o roteiro, junto com João Falcão e Adriana Falcão, repetindo o que fizeram no clássico.

Taís Araújo será Nossa Senhora, que foi interpretada por Fernanda Montenegro na primeira versão.

Quer saber o que já se sabe sobre o novo filme de ‘O Auto da Compadecida 2’, acesse aqui para mais informações.

O Auto da Compadecida 2
O Auto da Compadecida, filme inspirado em Ariano Suassuna | Foto: Reprodução