CULTURA
Flipipa lembra os centenários
Festival Literário de Pipa (Flipipa) presta homenagem aos cem anos do rei do baião Luiz Gonzaga e do escritor baiano Jorge Amado.
Publicado em 24/11/2012 às 6:00
Após a Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) celebrar Nelson Rodrigues semana passada, chegou a vez do Festival Literário de Pipa (Flipipa), em Tibau do Sul (Rio Grande do Norte) render homenagem a outros dois inesquecíveis centenários: o de Jorge Amado (comemorado em agosto) e o de Luiz Gonzaga (festejado no próximo mês).
Na programação que se encerra neste sábado e que teria como grande destaque a figura de Luiz Fernando Veríssimo em uma mesa intitutala 'Luiz Fernando Veríssimo por Ele Mesmo', o foco do dia pousa agora no Rei do Baião e no 'Rei dos Orixás'.
Na programação da tenda literária, a partir das 17h30, Bené Fonteles, Paulo Valderley e Marcos Lopes conversam sobre a poética musical de Luiz Gonzaga. Fonteles é organizador de O Rei e o Baião, volume publicado pelo Ministério da Cultura (MinC) com ensaios do próprio autor e convidados como Elba Ramalho e Hermano Viana. Valderley é pernambucano e mantém uma página virtual sobre o Velho Lua. Já Marcos Lopes é pesquisador e músico.
Jorge Amado será analisado por um viés inusitado: a dramaturgia. Nelson Xavier, Vicente Serejo e Henrique Fontes conversam sobre a presença do baiano nos palcos. Xavier foi ator de Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976), Tenda dos Milagres (1977) e no filme (1983) e na primeira adaptação televisiva de Gabriela. Serejo é jornalista potiguar e Henrique Fontes é ator, diretor e dramaturgo do Grupo Clowns de Shakespeare.
Os Clowns marcam presença na programação vespertina do evento, apresentando Sua Incelença, Ricardo 3º na área externa da Flipipa, às 16h30. A peça será precedida por uma caminhada literária pela Baía dos Golfinhos, com Fernanda Bauernan e Ana Brito, na companhia de escritores e do público.
O ponto alto do festival será à noite, quando a escritora Ana Miranda debate com Napoleão Paiva Souza sobre 'Romance, história e poesia'. O debate será seguido de uma homenagem a Luiz Fernando Veríssimo conduzida por Cassiano Arruda Câmara e por outros convidados da Flipipa, que começou na última quinta-feira e levou ao Rio Grande do Norte escritores como Sérgio Sant'anna, Antônio Cícero, Tatiana Salem Levy e João Paulo Cuenca.
Comentários