icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Flipipa lembra os centenários

Festival Literário de Pipa (Flipipa) presta homenagem aos cem anos do rei do baião Luiz Gonzaga e do escritor baiano Jorge Amado.

Publicado em 24/11/2012 às 6:00


Após a Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) celebrar Nelson Rodrigues semana passada, chegou a vez do Festival Literário de Pipa (Flipipa), em Tibau do Sul (Rio Grande do Norte) render homenagem a outros dois inesquecíveis centenários: o de Jorge Amado (comemorado em agosto) e o de Luiz Gonzaga (festejado no próximo mês).

Na programação que se encerra neste sábado e que teria como grande destaque a figura de Luiz Fernando Veríssimo em uma mesa intitutala 'Luiz Fernando Veríssimo por Ele Mesmo', o foco do dia pousa agora no Rei do Baião e no 'Rei dos Orixás'.

Na programação da tenda literária, a partir das 17h30, Bené Fonteles, Paulo Valderley e Marcos Lopes conversam sobre a poética musical de Luiz Gonzaga. Fonteles é organizador de O Rei e o Baião, volume publicado pelo Ministério da Cultura (MinC) com ensaios do próprio autor e convidados como Elba Ramalho e Hermano Viana. Valderley é pernambucano e mantém uma página virtual sobre o Velho Lua. Já Marcos Lopes é pesquisador e músico.

Jorge Amado será analisado por um viés inusitado: a dramaturgia. Nelson Xavier, Vicente Serejo e Henrique Fontes conversam sobre a presença do baiano nos palcos. Xavier foi ator de Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976), Tenda dos Milagres (1977) e no filme (1983) e na primeira adaptação televisiva de Gabriela. Serejo é jornalista potiguar e Henrique Fontes é ator, diretor e dramaturgo do Grupo Clowns de Shakespeare.

Os Clowns marcam presença na programação vespertina do evento, apresentando Sua Incelença, Ricardo 3º na área externa da Flipipa, às 16h30. A peça será precedida por uma caminhada literária pela Baía dos Golfinhos, com Fernanda Bauernan e Ana Brito, na companhia de escritores e do público.

O ponto alto do festival será à noite, quando a escritora Ana Miranda debate com Napoleão Paiva Souza sobre 'Romance, história e poesia'. O debate será seguido de uma homenagem a Luiz Fernando Veríssimo conduzida por Cassiano Arruda Câmara e por outros convidados da Flipipa, que começou na última quinta-feira e levou ao Rio Grande do Norte escritores como Sérgio Sant'anna, Antônio Cícero, Tatiana Salem Levy e João Paulo Cuenca.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp