CULTURA
'Flor de Macambira' se apresenta em Pernambuco
Atingindo a maior idade nesta edição, o Festival Internacional de Artes Cênicas de Pernambuco reúne mais de 90 apresentações da produção nacional e internacional.
Publicado em 10/01/2012 às 7:50
Atingindo a maior idade nesta edição, o Festival Internacional de Artes Cênicas de Pernambuco reúne mais de 90 apresentações da produção nacional e internacional, além de 12 shows musicais e várias atividades extras como aula de espetáculo, lançamentos de livros, seminário de dança, mesas de discussão e debates de teatro e dança.
A 18ª edição começa amanhã e vai até o dia 29, no Recife, com extensões às cidades de Olinda e, pela segunda vez consecutiva, em Caruaru. Os ingressos são populares, variando de R$ 10 a R$ 20, além de atrações gratuitas.
Na programação, espetáculos como a pernambucana Essa Febre que Não Passa, do Coletivo Angu de Teatro (que já passou por aqui em julho do ano passado), a paulistana As Três Velhas, baseado na obra do chileno Alejandro Jodorowsky e Amour, Acide et Noix, de um grupo de Quebec, Canadá.
A única companhia teatral da Paraíba a ser convidada para o evento foi o grupo Ser Tão Teatro (João Pessoa), com a premiada peça Flor de Macambira, adaptação de O Coronel de Macambira, de Joaquim Cardozo, com direção da Christina Streva.
"Esse convite foi o resultado do trabalho que a companhia vem fazendo em 2011", garante um dos atores do espetáculo, Gladson Galego. Segundo o membro do Ser Tão, outro evento, o Festival Recife do Teatro Nacional, também convidou o grupo para encenações em novembro passado, mas devido a um acidente com a atriz Isadora Feitosa a trupe foi obrigada a recusar o convite.
Com a atriz recuperada, a companhia se apresentará gratuitamente na programação do festival pernambucano no próximo dia 28, às 20h, na Praça Lauro Nigro, em Olinda.
Depois de uma turnê de 60 dias no ano passado, onde a Flor de Macambira era semeada, passando por Alagoas até Minas, com direito a idas ao Rio de Janeiro, onde um dos curadores do Festival Internacional de Artes Cênicas de Pernambuco, Valmir Santos, convidou o grupo depois de ter assistido a uma apresentação.
De acordo com Gladson Galego, o Ser Tão ainda está ajustando as datas para a temporada 2012, devido ao afastamento da atriz Maisa Costa (substituida por Pollyanna Barros). O planejamento é fazer uma nova temporada em João Pessoa em março, com a retomada de outro espetáculo, A Farsa da Boa Preguiça, com previsão para o mês de abril.
Antes, nos dias 8 e 9 de fevereiro, Flor de Macambira se apresentará em Brasília.
Comentários