CULTURA
Fole gaúcho em JP e CG
15ª edição do projeto 'Sonora Brasil' traz aos paraibanos o tema 'Sotaques do Fole' através da gaita-ponto do gaúcho Gilberto Monteiro.
Publicado em 09/08/2012 às 6:00
Nesta quinta-feira, a 15ª edição do projeto 'Sonora Brasil' traz aos paraibanos o tema 'Sotaques do Fole' através da gaita-ponto do gaúcho Gilberto Monteiro e seu grupo.
Hoje os artistas se apresentam às 20h, no Teatro Ednaldo do Egypto, em João Pessoa. Em Campina Grande, o evento gratuito acontece no dia 10, também às 20h, no Cine Teatro do Sesc Centro.
A gaita-ponto – conhecida como gaita de duas conversas ou acordeona de oito baixos – é um instrumento que funciona pelo sistema de voz trocada. Cada botão produz dois sons diferentes, dependendo do movimento do fole. Ao contrário do instrumento utilizado no Nordeste, a gaita sulista utiliza tons e semitons que influenciam a tradicional música gaúcha. Danças típicas como vanerões, chamamés, chamarritas, bugios e milongas definem seu estilo ao som do instrumento.
Com um repertório variado e que valoriza as raízes regionais, Gilberto Monteiro e grupo apresentam composições próprias e as canções características do sul do Brasil. Acompanhado de Eduardo Cantero (violão) e Fernando Gorrie (percussão), os músicos apresentam canções como 'Templo de luz', 'Xote laranjeira', 'Nego da gaita', '5 pila', 'Milonga para as missões', entre outras.
Comentários