icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Formas das artes plásticas

Artista plástico Hermano José comemora 90 anos dedicados à pintura, com exposição na Galeria Gameleira.

Publicado em 01/01/2013 às 6:00


Entre os acontecimentos envolvendo as artes plásticas na Paraíba em 2012, um dos grandes nomes completou 90 anos dedicados à pintura, escultura e à defesa da natureza: Hermano José, nascido no dia 15 de julho, comemorou aniversário com uma exposição na Galeria Gamela, em João Pessoa, mostrando um apanhado da sua nova fase com figuras mais geométricas, prismáticas e abstratas.

Um dos pupilos de Hermano, Flávio Tavares, além de ser nomeado o mais recente imortal da Academia Paraibana de Letras (APL), concebeu o painel de 8 x 2,6 metros batizado de A Bagaceira, baseado no universo do escritor de José Américo de Almeida. A pintura a óleo foi encomendada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para figurar futuramente no Centro de Artes da instituição.

Para alojar exposições de grande porte, foi inaugurado no final de junho de 2012, um novo anexo da Estação Cabo Branco, em João Pessoa. A Estação das Artes recebeu a exposição Natureza Extrema, de autoria do artista plástico ambientalista Frans Krajcberg.

O local possui obras dos artistas Fred Svendsen, Clóvis Júnior e Francisco Brennand, além da escultura A Baleia, de Fred Svendsen, que se encontra na rampa principal de acesso ao novo prédio.

Em dezembro, Campina Grande recebeu também um novo espaço que levou a assinatura de Oscar Niemeyer: o Museu de Arte Popular ou simplesmente 'Museu dos Três Pandeiros', situado às margens do Açude Velho.

Entre os editais, os destaques são Jovens Talentos da Paraíba (Aliança Francesa de João Pessoa), de ocupação da Galeria Archidy Picado (Espaço Cultural) e o Prêmio Energisa de Artes Visuais.

A Casa das Artes Visuais (CAV), em João Pessoa, o Centro Cultural Banco do Nordeste, em Sousa, e o Salão de Artes Visuais do Sesc, em Campina Grande, também movimentaram as mostras de artes plásticas no Estado. Já o Setembro Fotográfico espalhou exposições em vários pontos da capital como a Estação Cabo Branco, CAV, Casarão 34 e o Ateliê Multicultural Elioenai Gomes.

Lá fora, o artista paraibano Fabiano Gonper participou da Bienal de Gwangju, na Coreia do Sul, um dos principais eventos de arte da Ásia.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp