CULTURA
Fórmula de 'Jogos Vorazes'
Enxurrada de livros infantojuvenis que são levados para a telona ganham força com o lançamento de 'Divergente'.
Publicado em 17/04/2014 às 8:00 | Atualizado em 19/01/2024 às 15:24
Não é só de épicos bíblicos ou de adaptações dos quadrinhos que Hollywood se recicla. A enxurrada de livros infantojuvenis que são levados para a telona também mantém seu status quo, ganhando força com o lançamento de Divergente (Divergent, EUA, 2014), que chega nos cinemas de João Pessoa e Campina Grande.
Baseado no livro homônimo escrito pela norte-americana Veronica Roth (e lançado no Brasil pela Rocco), o longa parte de um universo bastante usual tanto neste tipo de literatura como em adaptações como Jogos Vorazes: um futuro distópico.
Em Chicago, EUA, a sociedade é dividida em cinco facções. Essa separação depende das características de cada um, que é definida apenas na adolescência. As pessoas que não se encaixam são chamados de ‘divergentes’ e são consideradas ilegais dentre as castas.
Beatrice Prior (uma das filhas de George Clooney em Os Descendentes, chegando a ser indicada ao Oscar pelo papel de coadjuvante) é uma delas. A jovem precisa esconder seu segredo conforme descobre um complô para dominar a cidade.
Adaptado por Evan Daugherty (Branca de Neve e o Caçador), quem dirige é Neil Burger (O Ilusionista). Assim como a obra de Suzanne Collins, Divergente tem mais duas sequências, Insurgente e Convergente, que também serão produzidas para o cinema (de praxe, a última será dividida em duas partes).
Comentários