CULTURA
Fotógrafa paraibana recebe Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo
Keicy Victor registrou intervenção artística feita por estudante em defesa da educação.
Publicado em 11/12/2019 às 16:08 | Atualizado em 12/12/2019 às 15:25
A fotografia “Eles não podem tirar o seu conhecimento”, da jornalista e fotógrafa paraibana Keicy Victor, recebeu dupla premiação nesta quarta-feira (11), em celebração pelo Dia Internacional dos Direitos Humanos. A imagem ficou em terceiro lugar no 36º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo promovido pela OAB E ONG gaúchas, e também esteve entre as 10 finalistas no Concurso de Fotografia do Ministério Público da Paraíba (MPPB).
Keicy explicou a circunstância em que a fotografia foi produzida e como o seu conteúdo contempla os direitos humanos. “Esta imagem foi cristalizada durante o protesto contra o corte de 30% na verba das universidades federais, no dia 13 de agosto deste ano, no centro de João Pessoa. Ela retrata a brilhante intervenção artística feita pela universitária Yasmin Formiga, em defesa da educação no Brasil, que para mim é o direito humano com o maior potencial transformador para a nossa sociedade”, elucidou a fotógrafa.
A jornalista declarou que o reconhecimento desta fotografia também tem um significado feminista por premiar a união de trabalhos realizados por mulheres em um momento de luta por direitos. “Este prêmio também simboliza, na minha leitura feminista, a valorização do trabalho de duas mulheres aguerridas que utilizaram do seu ofício para fortalecer o protesto. E foi a partir desse encontro que nós, mutuamente, potencializamos os nossos trabalhos e fortalecemos a nossa luta. Assim surgiu essa fotografia, e eu fico imensamente feliz ao pensar que essa imagem está ocupando espaços de poder, como o Ministério Público da Paraíba e a OAB do Rio Grande do Sul”, disse Keicy.
Comentários