CULTURA
Fotógrafo de Campina Grande ganha prêmio por exposição sobre São João durante a pandemia
'O Descolorir da Tradição' retrata personagens do São João de Campina Grande durante pandemia da Covid-19.
Publicado em 15/12/2020 às 15:58
O fotógrafo campinense Emanuel Tadeu ganhou o Prêmio Amelinha Theorga, que tem incentivo da Lei Aldir Blanc, pela exposição fotográfica 'O Descolorir da Tradição – Sonhos em Quarentena’. As fotos retratam personagens do São João de Campina Grande durante o período junino deste ano, quando as festas foram canceladas em virtude da pandemia da Covid-19.
As fotos de Emanuel Tadeu são todas em preto e branco, e foram acompanhadas por poemas do poeta cordelista Lima Filho. Cantores, instrumentistas, quadrilheiros e profissionais dos 'bastidores' do São João, como costureiros e comerciantes, foram fotografados e entrevistados para compor a exposição, que retrata o 'descolorir', a pausa dos festejos juninos, diante da pandemia.
“Estava acostumado a fotografar o brilho intenso, as cores vivas da festa, mas precisei destinar todas as cores à saúde que sempre será nossa maior prioridade. Sendo assim, o momento foi todo retratado em preto e branco traduzindo o drama vivido por todos nós”, explicou o fotógrafo.
À época de sua divulgação, a exposição ganhou repercussão nacional, e agora recebeu o prêmio na categoria artes visuais e fotografia que valorizem, registrem e compartilhem o trabalho desenvolvido por artistas visuais, fotógrafos e fotógrafas, para fins de constituição do Acervo da Cultura Paraibana – Memorial da Pandemia.
Além da exposição fotográfica 'O Descolorir da Tradição', Emanuel também registrou imagens das ruas e pontos turísticos de Campina Grande vazios no início da pandemia do novo coronavírus. Ele tem 25 anos de idade, é natural de Campina Grande, graduado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda e atua como fotógrafo há seis anos.
Comentários