icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Fred Svendsen é o criador do estandarte do Picolé de Manga

Com 37 anos de artes plásticas, Fred Svendsen é conhecido pelos traços expressionistas, pelas figuras disformes, mas cheias de sentimentos.

Publicado em 28/01/2010 às 20:34

Da assessoria

Com experiência de 37 anos de artes plásticas, artista que já expôs nos maiores centros de arte do país e dono de um traço expressionista peculiar, Fred Svendsen empresta, agora, sua criatividade para colorir e tornar mais belo o carnaval. Ele é o artista responsável pelo estandarte do bloco Picolé de Manga, que comemora 17 anos de existência e desfila, na próxima sexta-feira, animado pela cantora Elba Ramalho.

O convite da diretoria do bloco foi prontamente aceito pelo artista, que eternizou a criatividade num estandarte de 1,50 m por 1,20 m. Sobre um tecido branco cheio de brilho ele pintou uma manga no palito, com as cores, a expressão e alegria do carnaval. “A figura expressionista deve causar impacto”, ressalta o artista. Fred teve uma única experiência com a criação de desenhos para estandarte, foi com o bloco Agitada Gang.

Para a artista o interessante é entrar num outro universo, experimentar e se entregar à cenografia, que não é sua especialidade. “É uma obra de arte ambulante, que caminha. Isso faz o nosso trabalho mais pop. Aproxima das pessoas”, analisa Fred. De acordo com ele, todo artista plástico deveria ter a oportunidade de fazer esse experimento, e os blocos por sua vez precisam reconhecer a importância da obra em todo o conjunto carnavalesco. O caminho, segundo ele, deve ser o da profissionalização como acontece nos maiores carnavais do país. “A gente tem uma arte que agrega valor e a obra de arte, a partir daquele momento, é do bloco.

O artista

Com 37 anos de artes plásticas, Fred Svendsen é conhecido pelos traços expressionistas, pelas figuras disformes, mas cheias de sentimentos. Já expôs na em vários estados brasileiros e em outros países. Recentemente lançou o livro P&B, que tem apresentação do poeta Ferreira Gular.

Ao artista é um dos paraibanos que tem sua obra exposta na mostra “As cores da arte paraibana”, capitaneada por Dona Lili Marinho. A exposição começou em Brasília, atualmente está em João Pessoa e deve ir nos próximos dias para a Casa França-Brasil, no Rio de Janeiro. Em seguida, percorrer o restante do país.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp