CULTURA
Fuba lança livro sobre cenário político de 1930
Obra será lançada às 19h30 desta quinta-feira (4), no Centro Cultural São Francisco, em João Pessoa. No livro, Fuba comenta fatos como o governo do presidente João Pessoa e a Revolução de 30.
Publicado em 04/09/2008 às 10:14
Da Redação
Com assessoria
O período do governo do presidente João Pessoa, a Revolta de Princesa e a Revolução de 30 são alguns dos temas abordados pelo cantor, compositor e vereador Flávio Eduardo Fuba. Em “Parahyba 1930: A Verdade Omitida”, que será lançado na noite desta quinta-feira (4), às 19h30, no Centro Cultural São Francisco, o autor comenta os fatos que fizeram mudar o nome da Capital e a bandeira do estado da Paraíba, no início da década de 30.
Com 494 páginas, o livro é uma publicação da editora Sal da Terra e, segundo Fuba, é resultado de uma pesquisa em documentos, livros e jornais de época durante um ano e dois meses de “estudo exaustivo e o resgate de informações verdadeiras sobre a história da Paraíba, nessa época", sugerindo que a obra pode servir como instrumento de pequisa e estudo em universidades e escolas.
O autor ainda comentou que foi ao interior da Paraíba, a Recife e ao Rio de Janeiro e conversou com personagens importantes. Fotografias inéditas ilustram o livro de Fuba, que será vendido pelo preço de R$ 40,00.
Movimento Paraíba, Capital Parahyba
Desde novembro de 2007, o vereador está à frente das ações e atividades do 'Movimento Paraíba Capital Parahyba' (MPCP), com a realização de várias reuniões e formação de grupos de discussões. Integram o MPCP historiadores, geógrafos, artistas plásticos, músicos, escritores, jornalistas, estudantes e educadores.
"A proposta central do Movimento é de que haja oportunidades para que a população da Capital paraibana tenha acesso à sua verdadeira história, recuperando, dessa forma, a sua identidade e conseqüentemente sua auto-estima", sintetizou Fuba.
Comentários