CULTURA
Funesc abre inscrições para três oficinas com foco na arte teatral
Inscrições acontecem até o dia 17 deste mês e devem ser realizadas no Espaço Cultural.
Publicado em 10/04/2017 às 9:46
Estão abertas, em João Pessoa, inscrições para três oficinas integradas ao teatro, que têm como foco a formação artística. Com o nome Oficina 3×1, a proposta - uma parceria entre a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e o projeto Rede Criativa - consiste na construção de um diálogo entre três segmentos das artes cênicas: iluminação, expressão corporal e teatro de bonecos. Os interessados têm até o dia 17 deste mês para se inscrever. Cada pessoa pode efetuar inscrição em apenas um dos cursos ofertados. A taxa é de R$ 70.
As inscrições devem ser feitas presencialmente junto à Diretoria de Desenvolvimento Artístico e Cultural (DDAC), no Espaço Cultural, em João Pessoa. O horário de atendimento é de 9h às 12h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira.
O trabalho será dividido em dois momentos: no primeiro, cada segmento será trabalhado por meio de uma oficina; na segunda fase, os participantes das três oficinas criarão em conjunto uma instalação cênica a partir dos elementos trabalhados no momento anterior. As aulas acontecerão no período de 17 de abril a 10 de maio, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h.
Na primeira oficina, chamada 'Boneco articulado e sua potencialidade cênica', será desenvolvida as técnicas de confecção e manipulação de bonecos articulados feitos a partir de fita crepe, jornal e barbante. Além disso, o trabalho visa a explorar, em um segundo momento, a potencialidade expressiva e artística desse tipo de boneco.
Já na segunda oficina, 'Corpo e espaço na criação da ação cênica', serão trabalhadas diferentes formas de se expressar corporalmente. O próprio espaço servirá de estímulo dessa investigação. Serão propostos jogos que estimularão a percepção espacial e o seu potencial criativo.
A terceira, batizada de 'Um olhar sensível na iluminação não-convencional', se desenvolverá por meio do estudo técnico das propriedades da luz; do treinamento do olhar sensível e criação de códigos estéticos; e da luz como elemento que contribui para a criação de cena.
Serviço:
Oficina 3×1 – Proposta artística a partir da interação entre três oficinas:
Aulas: Segundas e quartas no período de 17/04 a 10/05
Horário: 19h às 22h
Valor: R$ 70
Inscrições até dia 17 de abril.
Local: Diretoria de Desenvolvimento Artístico e Cultural (DDAC), do Espaço Cultural José Lins do Rego, das 9h às 12h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira
Comentários