CULTURA
Funesc apresenta concerto da Orquestra Sinfônica sob regência de João Linhares
Programa inclui “Bachianas Brasileiras Nº 7”, “Concerto para Trompete em Eb” e “Aqui Jazz".
Publicado em 24/08/2011 às 11:35
Da Redação
Com Funesc
A Orquestra Sinfônica da Paraíba realiza, nesta quinta-feira (25), mais um concerto oficial de sua temporada 2011. A apresentação gratuita começa às 21h, no Cine Bangüê, no Espaço Cultural, sob regência do maestro titular, João Linhares.
Veja mais opções de lazer na nossa Agenda Cultural
Quer ir ao cinema? Confira os horários e trailers dos filmes em cartaz
O programa inclui “Bachianas Brasileiras Nº 7”, do brasileiro Heitor Villa-Lobos, “Concerto para Trompete em Eb”, do austríaco Johann Nepomuk Hummel, e “Aqui Jazz”, de Léo Torres. O solista da noite será o trompetista Ayrton Benck.
O concerto será aberto com a peça “Bachianas Brasileiras Nº 7”, de Villa-Lobos. A obra é uma série de nove composições de Heitor Villa-Lobos escritas entre 1930 e 1945. Nesse conjunto, escrito para formações diversas, o compositor fundiu material folclórico brasileiro (em especial a música sertaneja) às formas pré-clássicas no estilo de Bach, intencionando construir uma versão brasileira dos Concertos de Brandemburgo. Todos os movimentos das Bachianas, inclusive, receberam dois títulos: um bachiano, outro brasileiro.
Na sequência, a orquestra executará o “Concerto para Trompete In Eb”, de Johann Nepomuk Hummel, com solo de Ayrton Benck. O autor da obra foi um pianista e compositor austríaco, de origem eslovaca.
Para encerrar o concerto, será executada a música “Aqui Jazz”, do paraibano Léo Torres (compositor vivo).
Comentários