Geraldo Vandré em João Pessoa: “não entendo hebraico” ou até os grandes cansam

Cantor e compositor paraibano esteve em uma entrevista coletiva, nesta quarta-feira (6), na programação do Fest Aruanda. Geraldo Vandré falou pouco e ofereceu respostas curtas ao público.

Luana Silva/Jornal da Paraíba

Aos 88 anos, ninguém é mais obrigado a ter paciência, nem Geraldo Vandré. O paraibano pareceu impaciente durante uma entrevista coletiva em João Pessoa, nesta quarta-feira (6).

Um documentário sobre o exílio do cantor e compositor paraibano de 88 anos, durante a ditadura militar, será exibido na noite desta quarta-feira (6), no encerramento do Fest Aruanda 2023.

Direto e com respostas curtas, Vandré pouco lembrou momentos de sua vida e carreira. Um dos fatos sobre sua obra confirmados durante a entrevista foi que improvisou o refrão de ‘Pra Não Dizer que Não Falei das Flores’ no Maracanãzinho, em 1968, quando se apresentou no Festival Internacional da Canção.

Outro detalhe revelado na entrevista sobre a icônica canção foi que, apesar de ter sido registrada na discografia de Geraldo Vandré como “Pra Não Dizer que Não Falei das Flores”, na verdade, o título é “falei de” ao invés de “falei das”.

Geraldo Vandré
Jovens levam discos para Geraldo Vandré autografar.
Foto: Luana Silva/Jornal da Paraíba

Na ocasião, estiveram presentes pessoas de diferentes gerações, inclusive adolescentes que levaram seus discos para Geraldo Vandré autografar.

Mesmo breve, a discografia do paraibano atravessa os anos. Recentemente, seu maior sucesso “Pra Não Dizer que Não Falei das Flores” foi cantado em hebraico durante um protesto em Israel, contra o primeiro ministro Benjamin Netanyahu.

Ao ser questionado sobre como se sente ao ver a relevância permanecer através dos anos, Vandré respondeu de forma despretensiosa, como quem não vê importância na notoriedade.

“O que você quer que eu diga? (…) Eu nao entendo hebraico”.

Todos os presentes riram. Os grandes também se cansam.