icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Globo de Ouro anuncia vencedores neste domingo

Filme O Artista lidera a lista de indicações.

Publicado em 15/01/2012 às 13:00

Geralmente nos festivais de cinema se têm os favoritos, as 'zebras' e os que estão no páreo. Em se tratando de Globo de Ouro, que entra na sua 69ª edição neste domingo, é considerado uma verdadeira prévia da principal – e mais badalada – festa do cinema da meca hollywoodiana, o Oscar, nada está tão preto no branco.

Mas, nem sempre os vencedores combinam com o que estão escritos no pé da estatueta dourada da outra premiação, que terão os seus indicados divulgados no dia 6 de fevereiro. No Globo de Ouro, organizado pela Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood, O Artista lidera a lista de indicações em seis categorias, seguido por Histórias Cruzadas e Os Descendentes, com cinco cada.

DRAMA
A Invenção de Hugo Cabret tem o nome de peso de Martin Scorsese, que tem no longa baseado no livro homônimo de Brian Selznick a sua primeira investida no 3D. A história do órfão que, nos anos 1930, tenta resolver um mistério envolvendo um robô construído pelo seu pai relojoeiro rendeu a Scorsese uma indicação.

Apesar de ter a comédia presente, está na categoria dramática Os Descendentes, que marca o retorno de Alexander Payne à direção de longas, sete anos depois de Sideways (o que lhe rendeu também uma indicação). Com elenco encabeçado por George Clooney, o filme conta a história de um rico proprietário de terras no Havaí que precisa restabelecer sua ligação com as duas filhas.

Clooney também aparece na direção e atuação de Tudo pelo Poder, sobre os bastidores da corrida presidencial estadunidense, escancarando as trapaças políticas. O ator/diretor já chamou a atenção da associação e da academia no seu drama sobre o macartismo em Boa Noite e Boa Sorte (2005).

Já O Homem que Mudou o Jogo é um drama esportivo do mesmo diretor de Capote, Bennett Miller. A produção conta a história de um técnico do time de beisebol (Brad Pitt) que decide investir em um sistema matemático que analisa e escolhe os melhores jogadores.

Histórias Cruzadas é mais um drama de época, ambientada no Mississippi dos anos 1960, em plena gênese do movimento dos direitos civis. Uma jovem graduada (Emma Stone) quer virar escritora, mas encontra a resistência da mãe, que quer vê-la de véu e grinalda. Aconselhada a escrever sobre o que a incomoda, ela encontra o tema em duas mulheres negras (Viola Davis e Octavia Spencer).

Até agora o único dessa categoria que estrou nos cinemas paraibanos foi o Cavalo de Guerra de Spielberg, que 'corre por fora' da premiação.

COMÉDIA OU MUSICAL
A única vez em que o termômetro do Globo sobe é em relação ao franco-belga O Artista, que foi eleito 'filme do ano' por várias associações de críticos norte-americanos.

Talvez o único que pode surpreender o filme mudo e em preto e branco do diretor Michel Hazanavicius é Woody Allen, que volta a velha forma com seu Meia-Noite em Paris.

No quadro da comédia dramática é 50%, onde Joseph Gordon-Levitt vive um rapaz que descobre ter câncer e passa anos lutando contra a doença.

Em Uma Semana com Marilyn, a crítica comenta mais a atuação de Michelle Williams do que o filme propriamente dito (tanto que foi indicada na categoria). Mas, a zebra da premiação é Missão Madrinha de Casamento, uma espécie de Se Beber Não Case, comédia que levou o Globo de Ouro em 2010.

OUTRAS CATEGORIAS
Quem pode derrubar a Dama de Ferro Meryl Streep como Melhor Atriz - Drama é a Tilda Swinton na adaptação Precisamos falar sobre o Kevin. Streep tem a impressionante marca de 25 nomeações, levando para casa sete Globos.

Clooney (Os Descendentes), Ryan Gosling (Tudo pelo Poder), Pitt (O Homem que Mudou o Jogo) disputam com Leonardo DiCaprio, na cinebiografia J. Edgar, do esquecido Clint Eastwood, e Michael Fassbender em Shame, do diretor londrino Steve McQueen.

Já com a Palma de Ouro de Melhor Ator na sua estante, Jean Dujardin (O Artista) está praticamente com uma mão no prêmio.

A única certeza é o Troféu Cecil B. DeMille, que será dado ao ator Morgan Freeman, que já ganhou o Globo por Conduzindo Miss Daisy (1990).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp