CULTURA
Globo retoma faixa de humor aos domingos
Excepcional audiência da volta do ‘Sai de Baixo’, quase dobrou a audiência do pós-’Fantástico’, no domingo passado.
Publicado em 17/11/2013 às 6:00 | Atualizado em 27/04/2023 às 13:20
Tá rindo de quê? Não importa. O negócio é rir. Abandonado no início do ano, o humor dominical da Globo retoma sua posição soberana como alvo de apostas do dia da semana em que a audiência mais muda de canal. Com duas estreias anunciadas para dezembro - ‘Junto & Misturado’, no dia 1º, e ‘Divertics’, no dia 8 -, a emissora endossa sua fé no gênero.
A crença é calçada pela excepcional audiência da volta do ‘Sai de Baixo’, que quase dobrou a audiência do pós-’Fantástico’, no domingo passado. Primeiro de uma série de quatro episódios feitos para o canal Viva, em junho, o enredo marcou 17 pontos de audiência na Grande São Paulo (cada ponto equivale a 52 mil lares), 8 a mais que o domingo anterior, com a série ‘Revenge’.
Justificar a boa audiência do ‘Sai de Baixo’ com a suspeita de que o formato de sitcom é tudo o que o público quer seria um diagnóstico simplista. “O público gosta da repetição, é uma característica humana, não é da audiência de TV”, justifica Maurício Farias, responsável por dois dos seriados mais longevos da Globo, ambos de humor - a volta de ‘A Grande Família’, há 13 anos, e a criação de ‘Tapas & Beijos’, há três - e agora pela direção de Núcleo do ‘Junto & Misturado’.
Programa que dá certo por muito tempo só corre o risco do esgotamento. “É paradoxal, mas você acaba ficando prisioneiro do próprio sucesso”, avalia Farias. “E a gente fica com a obrigação de fazer isso girar, substituir o bom por algo tão bom ou melhor “
Não menos expert em humor na TV, o que, no seu caso, inclui uma longa lista de novelas, Jorge Fernando, diretor de Núcleo do novo ‘Divertics’, credita ao gênero a capacidade de solucionar até grandes crises - daí a indisfarçável preferência da TV pelo riso. “Quando você dá risada de um problema, você já vê saída para aquele problema”, opina. “Em toda a história da humanidade, em crises, em cada guerra, o humor veio com força total, desde os cabarés de Berlim.” ‘Divertics’, aposta, será um “bálsamo para momentos tão difíceis que a gente está vivendo”.
“Conseguir debochar do quanto você gasta de imposto já vale para começar a ver como vai reivindicar por isso.”
Com Luiz Fernando Guimarães, Maria Clara Gueiros, Leandro Hassum, David Lucas, Rafael Infante, Roberta Rodrigues, Marianna Armelini, Nando Cunha, Ellen Roche e Hilda Rebello, a já conhecida mãe do diretor, ‘Divertics’ mescla elementos circenses - os contrarregras aparecem como acrobatas.
“Tudo se passa dentro de um galpão, é um estúdio de televisão, com mesa de corte voltada de frente pra plateia, e a minha mãe sentada na plateia. É divertido, atende a todas as idades e estamos aprendendo fazendo, desde o tipo de figurino e de caracterização, até o que é mais importante - se o texto ou o caco”, define Jorge Fernando. ‘Divertics’ ocupará o início das tardes de domingo, na vaga do ‘Esquenta’ - que entra em recesso até 2014 - por 18 domingos.
Comentários