CULTURA
Gonzaga na voz de Lucy
Concluindo a graduação em música pela UFPB, cantora Lucy Alves da banda Clã Brasil realiza recital em homenagem a Luiz Gonzaga.
Publicado em 07/11/2012 às 6:00
A cantora Lucy Alves, líder da banda Clã Brasil, preparou para hoje um show de tributo ao Rei do Baião Luiz Gonzaga. “Escutei as músicas dele a minha vida toda, desde a barriga da minha mãe, da gestação. Meus pais são sertanejos de Itaporanga, no interior da Paraíba, e cresci escutando discos dele tocando choros, valsas e forró, claro", justificou a forrozeira em entrevista ao JORNAL DA PARAÍBA.
O show, na verdade, é um recital de conclusão do curso de bacharelado em Música na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mais especificamente em canto.
A graduanda explicou que vai cantar em todas as músicas, mas também vai colocar a mão na massa e tocar sanfona e bandolim em alguns momentos. No fim do recital, ela terá a participação especial dos outros integrantes do Clã Brasil: Badu, Morena, Layssa Alves e Lizete Alves.
“Eu aproveitei que tinha que fazer um recital de conclusão de curso e preparei um show em homenagem a Luiz Gonzaga, que é o grande homenageado desse ano, já que ele faria 100 anos caso estivesse vivo. Então esse tributo é pelo seu centenário”, explicou Lucy.
O recital foi intitulado com o nome de ‘Enluarada’. Segundo Lucy Alves, a escolha foi feita para fazer uma referência a um dos apelidos pelo qual Gonzagão era conhecido, o Velho Lua.
Ela ainda citou que suas inspirações em relação ao Rei do Baião também foram motivadas, além dos fatores culturais, por questões familiares.
"Meu bisavô, Dedé do Cantinho, tocava fole de oito baixos, como o pai dele, Januário. Na verdade, acho que todo forrozeiro é seguidor de Luiz Gonzaga", disse.
O repertório da noite é composto por músicas que foram eternizadas na voz e na sanfona de Luiz Gonzaga. Entre elas estão ‘A vida de viajante’, 'Treze de dezembro', ‘Olha pro céu’, 'Sabiá', ‘Respeita Januário’, 'Que nem jiló', ‘Juazeiro’ e ‘A morte do vaqueiro’, além de ‘Sanfona branca’ (Benito di Paula), ‘Canta Luiz’ (Dominguinhos e Oliveira) e ‘Festa’ (Gonzaguinha).
“Eu tentei simplificar ao máximo, escolher apenas algumas músicas já é muito difícil já que é um show curto. Foi super difícil enxugar o repertório. Tentei colocar canções com as quais me identifico mais e me sinto mais confortável para cantar”, adiantou Lucy, que, em sua apresentação, será acompanhada por uma banda base formada por 10 músicos, além do Clã Brasil.
Lucy ingressou no mundo da música aos 4 anos de idade. Já gravou e tocou ao lado de artistas como Dominguinhos, Marinês, Pinto do Acordeon, Sivuca, Quinteto Violado e Oswaldinho do Acordeon.
Atualmente, ela faz parte da banda do pernambucano Alceu Valença e faz shows pelo Brasil, participando de projetos como o Pixinguinha (com o grupo Chorisso), e do Festival Internacional da Sanfona com o Clã Brasil, grupo de meninas instrumentistas de forró de raiz que a projetou.
A forrozeira canta, compõe e é multi-instrumentista, uma vez que toca sanfona, bandolim, escaleta e baixo nos seus shows.
A apresentação, que terá duração de cerca de 50 minutos, acontece a partir das 19h no auditório da Estação Cabo Branco, no bairro do Altiplano. A entrada é gratuita.
Comentários