icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Governo garante investimentos para a Orquestra Sinfônica da Paraíba

Secretário Chico César garantiu investimentos para a compra de novos instrumentos e para a remuneração dos professores e músicos da orquestra.

Publicado em 04/01/2012 às 9:00

Entre as mudanças conduzidas pelo gaúcho, que também é diretor Artístico do Festival de Música de Santa Catarina, estão as de afiar um repertório comum às orquestras do mundo, incluindo compositores como Beethoven (1770-1827), Brahms (1833-1897) e Wagner (1813-1883) nas partituras da OSPB.

Além disso, o repertório regional seria reforçado, inaugurando o posto de 'compositor residente' na OSPB. O posto será ocupado inicialmente pelo cearense Liduino Pitombeira.

Para Klein, Pitombeira faz uma música “evocativa do Nordeste” que se adequa ao objetivo de “internacionalizar” o repertório regional, levando a assinatura musical nordestina a outros países.

A obra de José Siqueira (1907-1985) também será gravada pela OSPB. "Alguém tem que arregaçar as mangas e liderar esse projeto monumental", disse Klein.

As ambições ganharam o aval de Chico César, que arriscou dizer que "nunca antes a OSPB teve uma interlocução deste peso" e sinalizou o apoio do Governo do Estado nos futuros projetos de Klein.

"O governador Ricardo Coutinho garantiu que usará de todos os recursos que forem necessários para a compra de novos instrumentos e a remuneração dos professores e músicos da orquestra", avisou o secretário.

Uma outra novidade será a alteração do modo funcional das orquestras infantil e jovem com o intuito de firmar melhores bases para a OSPB.

"Tentaremos aumentar a carga horária de ensaios e apresentações, bem como implementar um sistema no qual alguns alunos veteranos tornam-se mentores dos novatos", descreveu Alex Klein, que seguirá um modelo batizado de 'El Sistema', aplicado por países como o Chile.

O método será acompanhado de masterclasses promovidos por convidados da OSPB, alguns dos quais já anunciados, como o celista Antônio Meneses e o pianista Ricardo Castro.

O início da temporada de 2012 será no dia 8 de março, no Cine-Teatro Banguê. A Secult e Funesc ainda estudam uma nova sede para a OSPB em maio, quando o Espaço Cultural será fechado.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp