CULTURA
Guia traz catálogo completo de bares e restaurantes de JP e CG
Guia Abrasel 2009, que será lançado na próxima terça-feira (13), oferece aos turistas e à população paraibana várias opções de locais para saborear a cozinha local.
Publicado em 10/01/2009 às 12:02
Karoline Zilah
Quem chega a uma cidade pela primeira vez gosta de conhecer tudo que é relativo às suas origens: os seus pontos turísticos, sua história e a sua gastronomia típica. E se tem uma premissa na qual muitos turismólogos acreditam é que a comida é capaz de prender o turista pelo estômago, como diz o ditado popular.
Foi pensando na necessidade de catalogar as mais diversas cozinhas de João Pessoa e Campina Grande que a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, secção Paraíba, preparou em 2008 o Guia Abrasel Paraíba. A 2ª edição do caderno de bolso dos amantes da gastronomia será lançada na próxima terça-feira (13), às 19h, no restaurante Bargaço, na praia de Cabo Branco, na Capital.
Segundo Frederico Porcaro, turismólogo e gerente executivo da Abrasel/PB, o objetivo do guia é mostrar a potencialidade e a amplitude do setor gastronômico e de food service do Estado na atualidade. E é estrategicamente que a nova edição está sendo lançada no começo do ano: para ajudar os turistas que chegam à Paraíba durante a alta temporada de verão, bem como auxiliar a própria população a escolher os estabelecimentos que pretende freqüentar em seus horários de lazer.
Será possível encontrar no Guia informações divididas por bares, restaurantes e lanchonetes de João Pessoa e Campina Grande. Nos tópicos sobre cada casa, o leitor terá acesso a dados sobre as suas especialidades, qual é o seu prato principal (ou carro-chefe) e uma ficha técnica que detalha se o local tem estacionamento próprio, área para fumante, espaço para crianças, manobrista, vista panorâmica, música ambiente ou ao vivo, por exemplo.
Uma das novidades nesta 2ª edição é o “ticket medium”, uma avaliação que o restaurante fornece sobre a média de quanto cada pessoa gasta naquele local, dado decisivo na hora de saber qual estabelecimento proporciona uma refeição que cabe no bolso do leitor.
O sucesso da primeira edição do Guia Abrasel foi tão grande que a organização precisou aumentar para 15 mil o número de exemplares que serão distribuídos este ano. Eles são gratuitos e podem ser encontrados em postos de informações turísticas, hotéis, cooperativas de táxis e em eventos por todo o Brasil.
A editoria de gastronomia do portal Paraíba1, o site Goumertidos, é parceiro do projeto. Sempre trazendo novidades e receitas para os leitores e, inclusive, disponibilizando uma lista de bons lugares para se alimentar, o portal fará uma cobertura completa do lançamento do Guia, com direito a galeria de fotos.
Comentários