CULTURA
Hippie chic é estilo ideal para dias de calor
É inegável o impacto causado pelos hippies na sociedade. Tanto no comportamento quanto no visual
Publicado em 01/09/2013 às 8:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 16:55
Paz e amor! É inegável o impacto causado pelos hippies na sociedade. Tanto no comportamento quanto no visual, foram eles os responsáveis por difundir um estilo de vida bem diferente do que esteve em voga até meados da década de 60. Adotando o alternativo como emblema, eles não só conquistaram uma legião de seguidores, mas tornaram-se o retrato de uma geração.
Segundo a professora do curso de design de moda Maura Maldonado, a influência hippie no mundo da moda é cada vez mais evidente. “Atualmente, encontramos duas vertentes do hippie: uma mais alternativa, que compreende pessoas que são alheias ao meio fashion e adotam o estilo de verdade; e a outra mais elegante e fina, que é a hippie chic”, explica.
Para ela, a tendência hippie chic é atemporal, dinâmica e que tem como vantagem estar sempre retornando às vitrines das lojas. “Esta tendência é algo que vai e volta em curtos períodos de tempo por conta do dinamismo. Além de ser leve, fluida e florida, tem um jeito mais casual e é ideal para o verão”, afirma.
De acordo com ela, para incorporar os elementos do hippie chic no visual, não é necessário muito esforço, apenas saber identificar os itens característicos do estilo. “Este é um estilo que tem como peças clássicas vestidos e saias longas, pantalonas, franjas, batas indianas e roupas mais soltas. O interessante é que um jeans e uma camiseta branca sempre vão combinar com tudo isso também”, comenta.
Sobre as marcas que conseguem aliar elegância à moda alternativa, a professora faz questão de destacar duas. “A Cantão e a Furta Cor, que sempre adotam o hippie chic e mostram que você pode investir no estilo sem medo, já que no verão seguinte ele com certeza estará de volta”, garante. Maura ainda aproveita para fazer um alerta quanto às cores as peças e de outras combinações possíveis.
“Como o hippie se utiliza de muitas cores, o ideal é tomar cuidado para não exagerar. O interessante é empregar junto desta tendência o high low, que é quando as pessoas misturam uma coisa muito sofisticada com algo básico. Pode ser uma rasteira bem despojada com uma bolsa de marca ou um short rasgado com cara de velho junto de um sapato de marca famosa”, sugere. (Especial para o JP)
Comentários