CULTURA
Histórias do Bar do Brito, em Campina Grande ganham vida em livro
Livro Histórias Vividas e Contadas no Bar do Brito será lançado neste sábado (7), às 19h30, no Bar do Brito, localizado à Rua do Sol, no bairro de Santa Rosa.
Publicado em 07/08/2010 às 9:21
Clara Maria
Especial para o Jornal da Paraíba
Como lembra o cantor Rangel Junior, no prefácio do livro Histórias Vividas e Contadas no Bar do Brito, o citado Bar do Brito faz (no presente) história em Campina Grande, desde a conhecida “Pororoca” ao bairro de Santa Rosa, passando pelo Cruzeiro, o local já recebeu visitas de governador do Estado a artista famoso, a exemplo do escritor Braulio Tavares, do compositor Targino Gondim (autor de “Esperando na Janela” e parceiro de Gilberto Gil) e do restaurador de obras de artes Flávio Capitulino.
No local também pode ser encontrado todo final de semana de boêmios inveterados a iniciantes nas lides etílicas; de bons músicos e cantores a ‘tocadores’ de ocasião, que mais atrapalham o som do que ajudam, mas têm sua vez; de doutores a peões, autoridades, turistas e muito, mas muito mesmo, simplesmente amantes do bar. Com certeza, sempre foi o espaço onde registra Campina Grande a maior concentração de violonistas, percussionistas, cantores e amantes da boa música por metro quadrado.
Seja por só tocar MPB ou por causa da entrada restrita, o Bar do Brito se tornou conhecido e foi sendo caracterizado por clientes e amigos que frequentam este bar através de poesias, acrósticos e textos. Após um acervo de textos sobre as histórias vividas, um grupo resolveu organizá-las em uma obra que contasse, a partir da visão de cada autor, um fato ou a emoção de estar no Bar do Brito.
Entre os escritos estão textos do escritor Noaldo Ribeiro, do citado Rangel Junior e da jornalista Maria Zita Almeida, da equipe do Jornal da Paraíba, entre outros.
O livro Histórias Vividas e Contadas no Bar do Brito será lançado neste sábado (7), às 19h30, no Bar do Brito, localizado à Rua do Sol, no bairro de Santa Rosa. Organizado pelo professor Antonio Clarindo, pró-reitor de planejamento Antonio Rangel Junior, a pedagoga Sonia Araújo e a estudante de Jornalismo Clara Maria, e editado em parceria com as universidades Estadual da Paraíba e Federal de Campina Grande, o livro traz poesias, acrósticos e pensamentos para que, quem já conhece saber um pouco mais sobre o bar e quem ainda não sabe e não veio ao bar possa conhecer um pouco sobre este lugar onde os clientes se tornam amigos.
Comentários