CULTURA
Homenagem a Vitória Lima
Sarau em homenagem a poetisa e professora Vitória Lima, acontece nesta terça-feira (18) no Empório Café, em João Pessoa.
Publicado em 18/09/2012 às 6:00
Há quem diga que o melhor amigo do poeta é a gaveta. Vitória Lima, homenageada de hoje do Café em Verso e Prosa, concorda. Sua poesia é colhida do arquivo digital que vai juntando com os poemas escritos nas idas e vindas de João Pessoa a Campina Grande, onde atua como professora de literatura.
"A poesia é o mais importante de minha produção intelectual", diz a poetisa que participa hoje, às 20h30, do sarau organizado pela atriz Suzy Lopes no Empório Café, em João Pessoa. "Escrevo sem pensar diretamente na publicação, que vem depois que eu escrevo, guardo, edito e reescrevo", descreve a autora.
Este longo processo criativo foi coroado, em 1997, pela leitura crítica do colega Sérgio de Castro Pinto, que incentivou a poetisa a publicar seu primeiro livro: Anos Bissextos (A União): "A poesia foi chegando devagarinho", conta Vitória Lima, que dez anos depois de sua estreia literária voltava aos versos com Fúcsia (Linha D'Água, 2007).
O segundo livro inspira a performance que Susy Lopes faz da homenageada hoje à noite: "Sobre Vitória há muito o que se falar, figura cativa de todos na cidade. Escolhi a apresentação do poeta Lau Siqueira que há em seu livro, que foi de onde eu tirei toda a minha performance para esta noite. Acho que Lau não faz só uma apresentação do livro e sim da poesia de Vitória que é simples e profunda ao mesmo tempo, nos leva para lugares dentro de nós que só nós sabemos". descreve Susy Lopes no material de divulgação do Café em Verso e Prosa.
O evento conta ainda com a participação da atriz e cantora Tamires Amaral e o músico Luiz Humberto. Humberto é aluno do curso de música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Já Tamires é aluna do curso de teatro, foi integrante da Cia.
Argonautas e hoje está na Cia. Galharufas, sob a tutela de Paulo Vieira.
Vitória Lima é professora aposentada da UFPB e hoje atua na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande.
Colabora com suplementos literários como o Correio das Artes e, no mês de maio, foi uma das mulheres homenageadas em recital no salão panorâmico da Estação Cabo Branco. É também uma das integrantes do Conselho Estadual de Cultura, na companhia de nomes como Hildeberto Barbosa e Carlos Aranha.
Comentários