icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Homenagem aos poetas

Com Participação do poeta, crítico literário e professor da UFPB Hildeberto Barbosa Filho, sarau poético acontece nesta quinta-feira (13) no MAC.

Publicado em 13/06/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 13:16


A divulgação da cultura nordestina, bem como a valorização dos artistas locais, são alguns dos objetivos do sarau poético promovido pelo Museu Assis Chateaubriand (MAC), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande.
Desta vez, a ação tem como tema a série 'Academia dos Poetas Vivos', que acontece hoje, às 18h, com a participação do poeta, crítico literário e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Hildeberto Barbosa Filho.

Além disso, o evento terá a presença do grupo Ariel Coletivo Literário, que fará o recital Desolado Lobo com poemas do escritor. De acordo com Hildeberto Barbosa, a interpretação será uma surpresa. "Estou na expectativa para ver como ficou a montagem, pois a escolha dos textos ficou a critério do grupo", revela.

A ação é uma oportunidade de aproximar a população das artes locais e das características literárias do estado. Segundo o poeta Hildeberto Barbosa, esta é uma forma de tornar a cultura mais acessível. "O sarau é um espaço que proporciona visibilidade aos artistas, mas também é rico do ponto de vista político-cultural", conta.

O escritor também afirma que a demonstração cultural é o elemento mais importante da sociedade. "A população se vê representada através das manifestações culturais de seus artistas", revela, e acrescenta: "A cultura assume um papel de maior relevância que a política e até mesmo a educação, pois é por meio disto que a sociedade se enxerga".

Apesar do sarau poético apresentar os textos de uma forma diversificada, Hildeberto Barbosa afirma que o lirismo da poesia se perde na oralidade. "A representação dá uma conotação mais dramática que lírica, alterando o sentido poético", destaca.
No entanto, o escritor também revela que estes eventos são uma oportunidade para o autor se relacionar com o público. "Este momento é importante para a discussão da literatura", conta.

Durante a ação, o escritor também recitará poemas que expressam a sua característica pessoal e abordam temas como angústia, dor, amor, paisagens, além de possuírem um tom existencial e reflexivo.

Além de apresentar seus textos, HIldeberto Barbosa fará o lançamento dos livros As Coisas Incompletas (Ed. Ideia, 2013, 162 págs.) e Nem Morrer é Remédio - Poesia Reunida (Ed. Ideia, 2012, 430 págs.).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp