CULTURA
Homenagem aos poetas
Com Participação do poeta, crítico literário e professor da UFPB Hildeberto Barbosa Filho, sarau poético acontece nesta quinta-feira (13) no MAC.
Publicado em 13/06/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 13:16
A divulgação da cultura nordestina, bem como a valorização dos artistas locais, são alguns dos objetivos do sarau poético promovido pelo Museu Assis Chateaubriand (MAC), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande.
Desta vez, a ação tem como tema a série 'Academia dos Poetas Vivos', que acontece hoje, às 18h, com a participação do poeta, crítico literário e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Hildeberto Barbosa Filho.
Além disso, o evento terá a presença do grupo Ariel Coletivo Literário, que fará o recital Desolado Lobo com poemas do escritor. De acordo com Hildeberto Barbosa, a interpretação será uma surpresa. "Estou na expectativa para ver como ficou a montagem, pois a escolha dos textos ficou a critério do grupo", revela.
A ação é uma oportunidade de aproximar a população das artes locais e das características literárias do estado. Segundo o poeta Hildeberto Barbosa, esta é uma forma de tornar a cultura mais acessível. "O sarau é um espaço que proporciona visibilidade aos artistas, mas também é rico do ponto de vista político-cultural", conta.
O escritor também afirma que a demonstração cultural é o elemento mais importante da sociedade. "A população se vê representada através das manifestações culturais de seus artistas", revela, e acrescenta: "A cultura assume um papel de maior relevância que a política e até mesmo a educação, pois é por meio disto que a sociedade se enxerga".
Apesar do sarau poético apresentar os textos de uma forma diversificada, Hildeberto Barbosa afirma que o lirismo da poesia se perde na oralidade. "A representação dá uma conotação mais dramática que lírica, alterando o sentido poético", destaca.
No entanto, o escritor também revela que estes eventos são uma oportunidade para o autor se relacionar com o público. "Este momento é importante para a discussão da literatura", conta.
Durante a ação, o escritor também recitará poemas que expressam a sua característica pessoal e abordam temas como angústia, dor, amor, paisagens, além de possuírem um tom existencial e reflexivo.
Além de apresentar seus textos, HIldeberto Barbosa fará o lançamento dos livros As Coisas Incompletas (Ed. Ideia, 2013, 162 págs.) e Nem Morrer é Remédio - Poesia Reunida (Ed. Ideia, 2012, 430 págs.).
Comentários