icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Homenagens e filme sobre Simonal marcam abertura de festival

Evento começa nesta segunda-feira (8), no Hotel Tambaú, com uma solenidade que inclui homenagens e exibição do documentário ‘Simonal’ (2008).

Publicado em 08/12/2008 às 10:36

Giselle Ponciano, do Jornal da Paraíba
Com Redação do Paraíba1

Com uma programação mais extensa e diversificada, o Fest Aruanda chega à sua quarta edição. O evento começa nesta segunda-feira (8), no Hotel Tambaú, com uma solenidade que inclui homenagens e exibição do documentário ‘Simonal’ (2008). Ao longo da semana, debates, mesas-redondas, oficinas, mostra competitiva e exibição de longas vão agitar o evento, que se encerra no dia 13. O IV Fest Aruanda é aberto ao público.

A solenidade de abertura, marcada para as 20h, começará com um pronunciamento do reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Rômulo Polari. Na seqüência, o prefeito da capital, Ricardo Coutinho, receberá o Troféu Aruanda Prefeito Cultural (relativo ao período 2004-2008). A outra homenagem será póstuma, a Machado Bittencourt, com o Troféu Aruanda que os familiares do cineasta receberão.

Confira aqui a programação completa do Fest-Aruanda.

O coordenador do evento, Lúcio Vilar, justificou as homenagens: “Machado foi uma personalidade da área cinematográfica paraibana que precisa ser melhor conhecido e cujo acervo carece de uma restauração e preservação. Essa homenagem tem essa função também: de chamar atenção para essa discussão”. De acordo com Vilar, o acervo, guardado pela Funesc, conta com três mil fotografias, filmes em 35mm, em 16mm e 8 mm e até produções em VHS.

Sobre a homenagem a Ricardo Coutinho, prosseguiu: “É uma forma de reconhecimento à atuação de executivo coerente com a trajetória dele quando era parlamentar, que tinha uma identidade muito forte com a área cultural, o que manifesta em diferentes projetos mantidos pela prefeitura”.

Lúcio Vilar contou que a coordenação do evento está trabalhando na produção de um documentário em homenagem a Machado Bittencourt, que tem chances de ser exibido antes de ‘Simonal’, que encerrará a noite de abertura do festival.

Oficinas

Oficina de Atores
De 8 a 11 de dezembro, às 14h
Sala Cabo Branco II
Ministrada por Walter Lima Jr. (RJ)
Diretor e roteirista. Foi assistente de Glauber Rocha em "Deus e o Diabo na Terra do Sol" (1963/64). Entre seus filmes se destacam "Menino de Engenho" (1965), "Inocência" (1983), "Ele, O Boto" (1987), "A Ostra e o Vento" (1997) e "Os Desafinados" (2008).

Introdução à Montagem Cinematográfica

De 9 a 11 de dezembro, às 14h
Sala Manaíra
Ministrada por Severino Dadá (RJ)
Um dos principais montadores e editores de som do cinema brasileiro, tendo trabalhado em mais de 300 filmes entre longas, curtas e média-metragens nas bitolas de 16 e 35mm para o cinema nacional e internacional.

Crítica Cinematográfica
De 10 a 12 de dezembro, às 14h
Sala Cabo Branco I
Ministrada por Marcelo Lyra (SP)
Crítico de cinema da revista "Isto É Gente" e editor do site "Cinequanon". acompanhou os sets de filmagem de mais de 30 filmes, de diretores como Ruy Guerra, Walter Carvalho e outros, especialmente Carlos Reichenbach para escrever sua biografia.

Workshop de Animação Gráfica
11 de dezembro, às 9h
Sala Cabo Branco I
Ministrada por Solaris Infor Trainning (PB)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp