CULTURA
Imagens dançantes
Prometendo estimular os sentidos, espetáculo de dança 'Um Corpo Acústico' é apresentado nesta sexta-feira (29) em João Pessoa.
Publicado em 29/11/2013 às 6:00
Sentidos como o tato, a visão e a audição serão estimulados a cada momento com Um Corpo Acústico, espetáculo de dança brasiliense que será apresentado nesta quinta-feira, em duas sessões: às 16h e 21h, no Teatro Ednaldo do Egypto, no bairro de Manaíra, em João Pessoa. A entrada é gratuita.
Segundo o diretor e idealizador Edson Beserra, a intenção da montagem é mexer com sensos estéticos.
“A proposta do espetáculo é multidisciplinar, englobando a estética do cinema, da música experimental e das artes plásticas e visuais, para além da dança”, explica Edson, que também é o bailarino do espetáculo. “Propõe um universo onde a memória individual é estimulada. É uma experiência pra ser vivida com mente e coração abertos”.
De acordo com o diretor, Um Corpo Acústico propõe o diálogo como ferramenta eficaz para as relações do homem e seu ambiente, envolvendo a arte contemporânea e todas as linguagens nela exploradas pertencentes a este estilo.
“Nele, cada linguagem, assim como a dança, tem papel fundamental e coexistem. A dança é a mola-mestra, o eixo do trabalho e sob este eixo é que as outras linguagens ganham liberdade de expressão”, aponta Edson Beserra. “Eu como bailarino, sirvo de fio condutor, mas respondo a estímulos vindos do som, da imagem e do público a todo momento”.
PROJEÇÕES
Enquanto Edson dança sob as luzes de imagens projetadas, a música soa “ao mesmo tempo como num bate-papo entre os artistas, que envolve em seus temas imagens e sons do nosso cotidiano”.
Para proporcionar a interação com os vários estilos de linguagem, Edson conta com a participação de Tomás Seferin (música), Hierônimus do Vale (vídeo-projeção) e Cássio Sader (vídeo-captação). O bailarino fala que a sonoplastia de Seferin se baseia em arquivos de música e sons pré-concebidos e interferências que podem ser geradas no ambiente.
O espetáculo foi contemplado com o Prêmio Funarte Petrobrás de Dança Klauss Vianna 2012, sendo apresentado em Brasília, Fortaleza, Recife e Natal. Neste domingo será a vez de Campina Grande, no Severino Cabral.
Comentários