CULTURA
Imortal da APL analisa obra de Malrux
Professor José Jackson Carneiro de Carvalho estuda a obra do grupo de escritores franceses que viveram o período da Segunda Guerra.
Publicado em 06/12/2011 às 8:00
A obra romancista do francês André Malraux é visitada com olhares críticos pelo professor paraibano José Jackson Carneiro de Carvalho. Imortal da Academia Paraibana de Letras, o escritor fala sobre a vida, personagens e analisa tópicos literários da carreira do europeu no livro André Malraux - Entre o real e o fantástico (Ideia, 390 páginas, preço a definir).
O trabalho faz parte de um esforço do professor em estudar a obra do grupo de escritores franceses, André Gide, Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir, que, para ele, “são autores que viveram o período da Segunda Guerra e que, além do valor literário, também eram politicamente engajados”.
"André Malraux foi um dos que fizeram uma transformação no romance como gênero literário. Eles superaram o conceito de arte”, afirma.
O livro é dividido em quatro capítulos, fazendo uma análise crítica de romances importantes como Os Conquistadores e A Esperança.
Serviço
• ANDRÉ MALRAUX - ENTRE O REAL E O FANTÁSTICO. Na Fundação Casa de José Américo (av. Cabo Branco, 3336, João Pessoa), nesta terça, às 19h. Entrada gratuita.
Comentários