CULTURA
Inscrições para cursos livres do Cearte se encerram nesta sexta-feira
Inscrições são válidas para cursos novos ou antigos de acordo com disponibilidade.
Publicado em 31/08/2018 às 7:00 | Atualizado em 31/08/2018 às 11:29
O Centro Estadual de Arte (Cearte) encerra as inscrições de cursos livres para o período 2018.2 nesta sexta-feira (31). As matrículas iniciaram dia 16 de julho e iriam até 18 de agosto, mas foram estendidas até o fim deste mês. Neste semestre, o Cearte disponibiliza mais de 3 mil vagas em 260 cursos nas unidades do Centro e do Espaço Cultural, em João Pessoa.
São 18 cursos novos, além das ofertas já conhecidas nas seis áreas de linguagens artísticas ensinadas no Cearte: Dança, Artes Visuais, Música, Teatro, Audiovisual e Literatura. Os novos cursos abordam diferentes linguagens e muitos deles têm um caráter inovador no formato.
Entre os novos cursos, são destaque: Iniciação Teatral e Memória, voltado para a terceira idade; Laboratório Teatral; Iniciação à Pintura, Iniciação Musical com Flauta; Direção de Arte para Audiovisual; Moulage para Figurino; Figurino para Audiovisual; Literatura de Autoria Paraibana, Contrabaixo Acústico e Acordeon.
Cursos
O curso de Direção de Arte para Audiovisual ministrado por Romero Souza pretende abordar conceitos e definições da direção de arte no cinema e audiovisual. No curso serão abordados como fazer o planejamento e criação da linguagem visual, ressaltando sombras, texturas e planos diferenciados.
Também será tratada a produção de maquetes e o trabalho com cenotécnicos, pintores, costureiras e a produção de objetos, roupas e acessórios necessários em um set de filmagem. Na mesma área, Romero Souza ainda ministra no Cearte os cursos de Moulage para Figurino, onde a roupa é confeccionada no próprio manequim, e Figurino para Audiovisual.
O Curso de Iniciação Teatral e Memória (Teatro para a 3ª idade) busca, de forma lúdica e dinâmica, a integração grupal e o estímulo à memória dos idosos através do conhecimento de técnicas básicas de iniciação teatral como improvisação, interpretação e leitura dramática de textos cênicos. A intenção é que as técnicas possibilitem o trabalho de expressão corporal, vocal, além de noções básicas do fazer teatral como a caracterização do personagem (maquiagem e figurino) e elementos de cena (cenário, iluminação e sonoplastia).
O curso de Iniciação à Pintura, ministrado pelo artista visual Otávio Maia, pretende abordar várias técnicas de pintura artística, processos técnicos com Têmpera, Encáustica, Afresco, Pintura a óleo, Aquarela, Pastel e o uso de técnicas mais modernas com a utilização das Resinas plásticas como a Acrílica, a Vinílica, e a Celulose. No curso serão ensinadas as práticas referentes aos princípios fundamentais da pintura, dos materiais, da cor, e conhecimentos das escolas de arte.
O curso de Contrabaixo Acústico, ministrado pelo professor Tiago José, exige que o aluno tenha conhecimento de teoria musical (saber ler partituras) e tenha o instrumento. O aprendizado será desenvolvido através do Método Billè. Já as aulas de Acordeon, ministradas pelo professor Lucílio Souza, se destinam à formação inicial de estudantes com pouca ou nenhuma vivência musical. Ao final do curso os alunos devem ser capazes de tocar em grupo, executar e acompanhar músicas no acordeon individualmente; e, de identificar os símbolos básicos da grafia musical (cifra e partitura).
Inscrição
Para fazer os cursos, os alunos devem fazer uma contribuição única, para o Cearte, de R$ 130. Alunos da rede pública e o servidor público que recebe uma remuneração bruta de até dois salários mínimos, mediante apresentação de comprovante de renda, contribuem com R$ 60. Têm direito à gratuidade os beneficiários do Bolsa Família, mediante comprovação, e pessoas com deficiência.
Novos Cursos:
Iniciação Teatral e Memória - Teatro Para a 3ª Idade – 15 vagas
Laboratório Teatral – 30 vagas
Montagem Teatral – 20 vagas
Direção De Arte Para Audiovisual – 15 vagas
Moulage Para Figurino - Curso Intensivo – 15 vagas
Figurino Para Audiovisual – 15 vagas
Iniciação à Pintura – 10 vagas
Gravura – 10 vagas
Papel Artesanal – 10 vagas
Literatura de Autoria Paraibana - 20 vagas
‘O Direito Ao Grito: A Literatura de Autoria Feminina e a Construção de Identidades’ – 30 vagas
Escrita Criativa: Conto - 20 vagas
Resignificando o cotidiano: do jornal à literatura - 20 vagas
Contrabaixo Acústico – 03 vagas
Acordeon (pré-requisito: ter o instrumento acordeon) - 7 vagas
Violão Popular – 05 vagas
Flauta Doce – 10 vagas (de 7 a 14 anos, iniciante)
Iniciação Musical com Flauta – 12 vagas
Comentários