CULTURA
Interações de Lobato
Entr as novidades do universo do escritor, e-book interativo e republicação de uma obra rara.
Publicado em 26/12/2012 às 8:00
A turma do Sítio do Picapau Amarelo tem sua primeira incursão no mundo virtual. Os personagens de Monteiro Lobato (1882-1948) estão ganhando uma versão interativa para tablet do primeiro livro do paulista, A Menina do Narizinho Arrebitado, lançado originalmente em 1920.
O clássico que precedeu Reinações de Narizinho chega à AppStore em versão integral para download. Em 2010, o selo Globinho (da Globo Livros) já tinha lançado um ‘lite’ gratuito da obra.
O e-book não é apenas uma mera transposição do papel para as páginas binárias do tablet. O aplicativo busca interações dos personagens com os leitores: é possível fazer a Narizinho espirrar tocando no seu rosto, chamar um exército de grilos soando três vezes o gongo do palácio do Príncipe Escamado, ou vestir Narizinho com roupas e adereços para o baile no Reino das Águas Claras, entre outras funções.
A Menina do Narizinho Arrebitado tem ilustração assinadas pelo paranaense Rogério Coelho.
Já a nova edição impressa de O Garimpeiro do Rio das Garças (Globinho, 64 páginas, R$ 32,00) resgata um livro raro e pouco conhecido de Monteiro Lobato. Originalmente lançado em 1924, a obra foi relançada pela última vez em 1993, há quase 20 anos.
Em tom de fábula e humor, a trama acompanha um matuto chamado João Nariz, que vende tudo o que possui e parte para o Mato Grosso na companhia do seu fiel cão Joli. Disposto a fazer fortuna, João possui um poderoso olfato, treinado para farejar diamantes. O garimpeiro precisa enfrentar uma série de desafios para mudar seu destino como enfrentar dois cangaceiros que sonham em se tornar condes.
O livro se assemelha a uma história em quadrinhos, apresentando ilustrações do gaúcho Guazzelli. Anteriormente, a obra apresentava desenhos do artista alemão Kurt Wiese.
ESTUDANDO A 'CHAVE'
No livro Monteiro Lobato: um estudo de A Chave do Tamanho (Unesp, 140 páginas, R$ 16,00), de Thiago Alves Valente, é realizado um confronto entre as modificações feitas pelo autor nas várias edições do título lançado em 1942.
São estudos críticos por eixos temáticos (ideologia, filosofia, cientificismo e questões estéticas) do clássico.
A edição está disponível para download gratuito ou impressão sob demanda no site da editora (www.editoraunesp.com.br).
Comentários