icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Interatividade invade as noites de domingo

Novo 'Fantásico' será mais dinâmico, interativo e próximo do público.

Publicado em 20/04/2014 às 8:00 | Atualizado em 23/01/2024 às 11:55

O ‘Fantástico’ está de cara e de casa nova. Mais dinâmico, interativo e próximo do público, o programa estreia novo formato no dia 27 de abril. A nova redação-estúdio, na sede da Globo no Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro, já foi apresentada à imprensa pelos jornalistas Renata Vasconcellos e Tadeu Schmidt e pelo diretor do programa, Luiz Nascimento.

Tadeu e Renata explicaram cada uma das funcionalidades do novo espaço de cerca de 500 metros quadrados, que integra estúdio e redação, onde os jornalistas trabalham no dia a dia.

Também fazem parte do espaço uma sala de reunião, duas salas de estar e um café, que vão receber, a cada semana, convidados para participar da construção do programa. A tecnologia terá papel de destaque no novo formato: um telão interativo de 25 metros quadrados, um totem touchscreen onde é possível se conectar a correspondentes em qualquer lugar do mundo, gruas de última geração e câmeras traqueadas, que permitem a inclusão de objetos virtuais no cenário. Tudo para enriquecer a maneira de contar as histórias fantásticas que o programa traz todas as semanas.

“A redação não vai ser só cenário, a gente vai mostrar o processo durante a semana. O telespectador vai viver o nosso dia a dia”, explica a apresentadora Renata Vasconcellos, que continua a dividir o comando com Tadeu Schmidt.

As reuniões de pauta e a produção de parte das reportagens serão mostradas na TV e na internet. O Fantástico terá ainda shows acústicos curtos no meio da edição no mesmo lugar onde os apresentadores estão. A estrutura do programa, porém, permanece. “O Fantástico está mudando só o formato de apresentação. Não é mais aquela coisa formal”, explica o diretor Luiz Nascimento, que acrescenta ainda a desenvoltura dos apresentadores.“O Tadeu e a Renata vão conduzir o programa de qualquer espaço e tornar a apresentação mais natural”. O cenário, que agora se integra à redação, é fundamental para essa mudança. “Esse cenário nos permite infinitas possibilidades para fugir do processo tradicional de apresentação”, disse Schmidt.

A rotina dos repórteres, produtores e editores da equipe também será parte importante de cada edição. “A gente vai viver a redação, de fato, e vai mostrar isso para as pessoas em casa, que poderão acompanhar e entender, por exemplo, o que acontece durante uma reunião de pauta”, complementa Renata.

O público estará ainda mais próximo do programa e será convidado a participar efetivamente do processo de realização do ‘Fantástico’, através de enquetes e painel de opiniões sobre o que estão assistindo.

O conteúdo do ‘Fantástico’ continuará com o mesmo padrão e equilíbrio entre jornalismo, entretenimento e prestação de serviços, mas com mais leveza e ritmo. “A nossa meta é ser relevante, sempre. Vamos continuar a investir nas matérias investigativas, nos furos de reportagem, e nos quadros e séries que servem como inspiração para tanta gente. Queremos continuar a fazer a diferença na vida das pessoas, como o ‘Fantástico’ já faz há tantos anos”, resume Luiz Nascimento.

Na estreia do novo formato, no dia 27 de abril, o ‘Fantástico’ trará uma entrevista exclusiva com Luiz Felipe Scolari, técnico da Seleção Brasileira, que contou com a participação da equipe de jornalismo do programa e dos atores Maitê Proença e Murilo Rosa.

Entre as novidades que farão parte do programa estão a série de Dráuzio Varella sobre câncer de mama e o quadro de comédia de improviso com Pedro Cardoso. Alguns quadros, como o ‘Detetive Virtual’, continuarão existindo. Já outros velhos conhecidos ganharão cara nova: “Os cavalinhos que representam os clubes no Campeonato Brasileiro vão ser um grande destaque da nossa estreia na parte do esporte”, adianta Tadeu.

Há 40 anos no ar, a atração se mantém na liderança, mas amarga queda de audiência na última década. No ano passado, chegou a marcar 16 pontos (cada ponto equivale a 65 mil lares na Grande SP) e aposta na renovação do formato.Há cerca de duas semanas, imagens do novo formato do programa foram parar na internet. “Foi deplorável. Trata-se de um crime de furto de conteúdo, que terá consequências legais”, avisa o diretor. Até o momento, a emissora ainda não encontrou o responsável por divulgar os vídeos mantidos sob sigilo.

O ‘Fantástico’ estreia seu novo estúdio e formato no dia 27 de abril, após ‘Domingão do Faustão’.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp