CULTURA
Jão, dos covers no YouTube ao sucesso autoral no pop
O cantor Jão, uma das vozes mais conhecidas na música brasileira pop atual, traz a Campina Grande à turnê Anti Herói.
Publicado em 28/11/2019 às 16:30 | Atualizado em 15/02/2023 às 12:11
Jão é uma das vozes mais conhecidas na música brasileira pop atual. Cantor e compositor, ele começou a carreira postando covers no YouTube e foi descoberto por produtores musicais. Lançou álbuns de sucesso e recebeu prêmios ao longo da carreira, influenciada por referências como Marisa Monte e Cazuza.
Vida pessoal
Jão foi criado em uma família que fala abertamente sobre sentimentos, o que o cantor considera como um dos fatores responsáveis pelo tom sentimental de suas composições. Durante sua infância, Jão possuía como referências artísticas a cantora Marisa Monte e o cantor Cazuza, que lhe influenciaram a mostrar seu talento em apresentações no teatro da escola e fazer aulas de instrumentos como violão, teclado e flauta. Em seguida, começou a compor e produzir sozinho em seu quarto no interior de São Paulo.
Início da carreira
Em entrevista, o cantor disse que o bullying que sofreu na escola foi o motivo decisivo para se tornar cantor. Jão iniciou sua carreira musical em 2016, postando covers de canções no YouTube.
Sua voz e talento chamaram a atenção dos produtores Pedro Dash e Marcelinho Ferraz, que o levaram a assinar um contrato com a Head Media, selo da Universal Music Group. Seu primeiro single, "Dança pra Mim" (com Pedrowl), foi lançado em novembro de 2016, seguido pelo EP de estreia de Jão, intitulado Primeiro Acústico, em junho de 2018, e seu primeiro álbum de estúdio, Lobos, em agosto do mesmo ano.
Sucesso com músicas autorais
A descoberta de Jão veio quando seu single "Imaturo" recebeu certificação de diamante no Brasil. Seu segundo álbum de estúdio, Anti-Herói, foi lançado em outubro de 2019, e foi apoiado pelos singles "Enquanto Me Beija" e "Essa Eu Fiz pro Nosso Amor". O álbum estreou todas as suas 10 faixas no top 200 do Spotify Brasil. Seu terceiro álbum de estúdio, Pirata, foi lançado em outubro de 2021, com o single "Idiota" sendo a canção do álbum que mais se destacou.
Aos 17 anos, Jão se mudou para a cidade de São Paulo para fazer faculdade de Publicidade e Propaganda na USP, mas desistiu para seguir carreira musical. Ele chegou a cantar em bares e karaokês para conseguir dinheiro. O incentivo para iniciar uma carreira profissional na música veio de seus amigos Pedro Tófani e Renan Silva, que o ajudaram a fazer vídeos para o YouTube.
Ao longo de sua carreira, Jão ganhou diversos prêmios, incluindo três MTV Miaw Brasil, um Troféu Imprensa e um Internet, além de ter recebido duas indicações ao Grammy Latino e sete ao Prêmio Multishow de Música Brasileira.
Comentários